“Jesus prosseguiu: ‘Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima. Vocês pertencem a este mundo; eu não’.” (João 8:23 NVT)
Depois de destacar a falta de compreensão dos judeus sobre Deus e sobre si mesmo, Jesus reafirma que chegaria o momento em que os judeus incrédulos e negligentes tentaram encontrá-lo em vão:
“Mais tarde, Jesus lhes disse outra vez: ‘Eu vou embora. Vocês procurarão por mim, mas morrerão em seus pecados. Não podem ir para onde eu vou’.” (João 8:21 NVT)
Essa declaração é extremamente severa e deveria provocar em nós uma profunda tristeza. Isso porque qualquer pessoa pode nutrir emoções enganosas sobre Cristo e ainda assim não ser salva. Diante de situações adversas – como enfermidades, medo da morte, perda de emprego ou conflitos familiares – alguém pode orar intensamente, demonstrar atitudes espirituais e até declarar, por algum período, que está buscando a Cristo. No entanto, quando os problemas que a pressionavam se dissiparem ela provavelmente retornará aos seus antigos hábitos.
“Os judeus perguntaram: ‘Será que ele está planejando cometer suicídio? A que ele se refere quando diz: ‘Não podem ir para onde eu vou?’.” (João 8:22 NVT)
Ao invés de se sentirem temerosos com essa advertência, os judeus preferiram ridicularizar Jesus, insinuando que Ele poderia estar cogitando um suicídio. Com isso, eles não apenas rebaixaram Jesus ao mesmo nível deles, mas o consideraram alguém ainda pior.
“Jesus prosseguiu: ‘Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima. Vocês pertencem a este mundo; eu não’.”
Jesus explicou aos judeus que eles não poderiam segui-Lo porque suas origens e naturezas eram completamente opostas. Ele veio do céu, enquanto eles estavam presos às coisas terrenas. Jesus era totalmente separado dos valores deste mundo e estava dedicado às realidades celestiais. Portanto, somente aqueles que experimentam o novo nascimento espiritual manterão comunhão com Cristo e estarão eternamente com Ele.
Os fariseus possuíam uma mentalidade mundana e carnal. Que tipo de comunhão Jesus poderia ter com pessoas tão ligadas às coisas terrenas?
“Foi por isso que eu disse que vocês morrerão em seus pecados, pois a menos que creiam que eu sou lá de cima, morrerão em seus pecados’.” (João 8:24 NVT)
Este é um aviso solene para todos os homens: se não crermos em Jesus, pereceremos em nossos pecados! No entanto, somente a mensagem da graça de Cristo e do Espírito da graça têm o poder de nos libertar do pecado e nos levar a Deus. Esse Espírito é dado apenas àqueles que creem verdadeiramente em Cristo.
Enquanto os pensamentos dos incrédulos permanecem fixados nas coisas terrenas, as afeições dos cristãos verdadeiros estão voltadas para o alto. O verdadeiro discípulo de Cristo, embora viva neste mundo, não pertence a ele, pois sua cidadania “vem do céu, e de lá aguarda ansiosamente a volta do Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Ele tomará nosso frágil corpo mortal e o transformará num corpo glorioso como o dele, usando o mesmo poder com o qual submeterá todas as coisas a seu domínio.” (Filipenses 3:20-21 NVT)