“Busquem, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas.” (Mateus 6:33 NVT)
Jesus nos exorta a não nos preocuparmos excessivamente com as necessidades diárias, como o que comer, beber ou vestir (confira Mateus 6:25). Ele também nos adverte que essa preocupação não é compatível com a vida cristã (confira Mateus 6:31-32).
Ao invés disso, devemos focar em buscar “o Reino de Deus e a sua justiça”. Essa abordagem serve como um duplo antídoto contra a ansiedade e a preocupação excessiva pois, ao considerarmos a salvação como motivo de grande alegria e, a santidade como um caminho a ser trilhado diariamente, seremos cada vez mais confrontados com a realidade de que não precisamos nos preocupar com a nossa subsistência, visto que temos algo muito mais valioso para cuidar – nosso relacionamento com Deus.
Além disso, o versículo de hoje não é uma sugestão de Jesus, mas um mandamento que devemos obedecer. Se desobedecermos, estaremos pecando. Portanto, se você tem sido dominado pela preocupação excessiva, ao invés de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, arrependa-se e confesse seu pecado ao Senhor. Como fruto de arrependimento, busque ocupar seus pensamentos com assuntos relacionados ao Reino, submetendo todas as preocupações desta vida à esperança da vida futura e, assim, seu coração e sua mente serão guardados pela paz que excede todo entendimento:
“Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7 NVT)
“Busque, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça” e dedique ao Senhor a melhor parte dos seus dias. Lembre-se da promessa quanto ao resultado: “e todas essas coisas lhes serão dadas”. Em outras palavras, a melhor maneira de sermos confortavelmente sustentados neste mundo é nos ocuparmos com o mundo porvir, tendo guardado na mente que o Reino de Deus já está dentro de nós (confira Lucas 17:20-21). E imagine quão maravilhoso será quando nos interessarmos mais pelas coisas invisíveis, e menos pelas coisas visíveis!
“Porque as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre.” (2 Coríntios 4:18 NVT)
Reflita nisto!