“E, se Deus veste com tamanha beleza as flores silvestres que hoje estão aqui e amanhã são lançadas ao fogo, não será muito mais generoso com vocês, gente de pequena fé?” (Mateus 6:30 NVT)
Antes de considerarmos o versículo de hoje, é importante refletir sobre o que é a ansiedade. Ela é um estado emocional marcado por sentimentos de apreensão, preocupação, tensão e medo, muitas vezes acompanhados de sintomas físicos como palpitações, tremores e falta de ar.
Em alguns indivíduos, a ansiedade pode se tornar crônica, impactando profundamente a vida cotidiana e podendo até levar ao desenvolvimento de Síndrome do Pânico e Depressão. A ansiedade descontrolada pode ser prejudicial à saúde, gerando problemas, antes inexistentes, e causando sofrimento por situações criadas pela mente.
“Por isso eu lhes digo que não se preocupem com a vida diária, se terão o suficiente para comer, beber ou vestir. A vida não é mais que comida, e o corpo não é mais que roupa? Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros? Qual de vocês, por mais preocupado que esteja, pode acrescentar ao menos uma hora à sua vida?” (Mateus 6:25-27 NVT)
A ansiedade também pode diminuir nossa capacidade mental de resolver problemas, desviando nossa atenção e focando-a em necessidades triviais. A ansiedade pode ser uma clara evidência da falta de confiança em Deus e, por esse motivo, Jesus usou a expressão “gente de pequena fé”.
Ao enfraquecer nossa esperança na eternidade, a ansiedade nos rouba a alegria do presente e nos faz temer o futuro. Preocupar-se com o amanhã não nos trará benefícios, pois, se o problema realmente ocorrer, sofreremos duas vezes, e se não ocorrer, teremos sofrido em vão.
Devemos lembrar diariamente que a nossa existência tem o propósito de glorificar a Deus, e isto inclui confiar nEle tanto no presente, quanto no futuro. Devemos “entregar-Lhe todas as nossas ansiedades, pois Ele cuida de nós” (1 Pedro 5:7 NVT). Assim, encontraremos paz e alegria no presente, e repousaremos na confiança de que Deus está no controle de tudo. Pois, “se Deus veste com tamanha beleza as flores silvestres que hoje estão aqui e amanhã são lançadas ao fogo, será muito mais generoso conosco”.
“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam.” (Mateus 6:31-32 NVT)
Creia🙌