“Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros?” (Mateus 6:26 NVT)
Este é um excelente exemplo da providência divina para com as aves do céu, criadas pelo próprio Deus. Observando-as, aprendemos diversas lições: há inúmeras espécies de aves, todas alimentadas adequadamente conforme suas necessidades; jamais vimos uma ave “passando fome”, mesmo no inverno. E, se podemos compreender tais coisas com tanta facilidade, por que duvidamos do cuidado de Deus por nós? Por que nos deixamos consumir pela ansiedade?
Os seres humanos, frequentemente, caçam aves para se alimentarem, mas raramente as aves – a menos que estejam presas – dependem dos homens para conseguir alimento, pois elas são sustentadas pelo Pai celestial:
“Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta.”
Mesmo sem plantar, colher ou guardar, as aves recebem diariamente a provisão necessária. Elas confiam instintivamente em Deus e não se preocupam com o amanhã, o que lhes permite louvar ao Criador com alegria. Você já observou que o canto dos pássaros pode ser considerado uma bela expressão de gratidão e alegria?
Grande parte da nossa ansiedade é que, ao contrário dos pássaros, não nos contentamos com o que Deus nos provê – queremos sempre algo novo, de outro tipo. Por causa disso, a mídia tem o “poder” de nos bombardear com a ideia de que sempre existe algo melhor e, assim, nos lançamos em uma busca desenfreada.
Após ensinar sobre a providência divina Jesus perguntou:
“Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros?” Certamente, sim!
O que Jesus quis dizer com essas palavras é que a preocupação é inútil. De fato, a preocupação tanto não traz benefícios, como também nos prejudica. Não ganhamos nada, apenas perdemos. Perdemos sono, saúde e, no fim, perdemos dias de vida que poderiam ser desfrutados com paz e contentamento, se não estivéssemos tão preocupados com o que não podemos mudar.
“Qual de vocês, por mais preocupado que esteja, pode acrescentar ao menos uma hora à sua vida?”
(Mateus 6:27 NVT)
De fato, não acrescentamos nenhuma hora à nossa vida.
Pelo contrário, perdemos horas de vida!
E, embora as aves sejam criaturas voadoras maravilhosas, devemos lembrar que somos filhos amados do Pai celestial. Se Ele cuida e provê para as aves, certamente cuidará de nós, Seus filhos. Portanto, devemos cantar alegremente em gratidão pela constante providência divina e não permitir que as preocupações deste mundo roubem nossa alegria, diminuam nosso contentamento e silenciem nosso louvor a Deus.
“Cantem com ações de graças ao Senhor, cantem ao nosso Deus louvores com a harpa. Ele cobre os céus de nuvens, provê chuva para a terra e faz o capim crescer nos montes. Alimenta os animais selvagens e dá de comer aos filhotes dos corvos quando pedem.”
(Salmos 147:7-9 NVT)