“Não fiqueis ansiosos quanto à vossa vida, com o que comereis, ou com o que bebereis; nem, quanto ao vosso corpo, com o que vestireis. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que o vestuário?” (Mateus 6:25 NVT)
Neste versículo, o Senhor Jesus nos fornece argumentos claros e convincentes para entendermos o real valor das coisas terrenas, sendo Ele o Deus Criador, Sustentador e Provedor de todas elas:
“Tua justiça é como os montes imponentes, teus decretos, como as profundezas do oceano; tu, Senhor, cuidas tanto das pessoas como dos animais.”
(Salmos 36:6 NVT)
“Pois, por meio dele, todas as coisas foram criadas, tanto nos céus como na terra, todas as coisas que podemos ver e as que não podemos, como os tronos, reinos, governantes e as autoridades do mundo invisível. Tudo foi criado por meio dele e para Ele. Ele existia antes de todas as coisas e mantém tudo em harmonia.” (Colossenses 1:16,17 NVT)
O primeiro ponto é que a nossa vida é uma benção maior do que a nossa sobrevivência. Embora a subsistência dependa de necessidades básicas como comida e roupas, devemos lembrar que a nossa vida é o sopro de Deus:
“O Espírito de Deus me criou, o sopro do Todo-poderoso me dá vida.” (Jó 33:4 NVT)
“Ó Senhor, quem são os seres humanos, para que prestes atenção neles? Quem são os simples mortais, para que penses neles? São como uma brisa; seus dias são como uma sombra que passa.” (Salmos 144:4 NVT)
Enquanto a comida e a vestimenta são produtos da terra, a nossa vida é um ato de graça e favor divino, concedido sem que precisássemos nos preocupar. Isso deve nos incentivar a confiar que Deus proverá as necessidades de alimentação e vestimenta, pois Ele já nos deu algo muito maior. Se Ele fez tanto por nós, não será capaz de nos fornecer o restante?
O segundo ponto é que até agora, Deus tem sustentado nossa vida, e é importante que continuemos a confiar que Ele suprirá nossas necessidades básicas, como alimento e vestuário, que são pequenas em comparação à vida e ao corpo que Deus criou para glorificá-Lo.
Vale ressaltar que Jesus não está nos incentivando a viver de forma negligente, sem planejamento ou consideração pelas responsabilidades diárias. No entanto, Ele claramente nos adverte contra a ansiedade excessiva que pode corroer nossa alegria de viver. Então, lembre-se que:
“Afinal, não trouxemos nada conosco quando viemos ao mundo, e nada levaremos quando o deixarmos. Portanto, se temos alimento e roupa, estejamos contentes.” (1 Timóteo 6:7-8 NVT)
🙌