Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

“No dia seguinte, João estava novamente com dois de seus discípulos. Quando viu Jesus passar, olhou para Ele e declarou: ‘Vejam! É o Cordeiro de Deus!’.” (João 1:36 NVT)

Embora todos os cristãos reconheçam a centralidade da cruz para a sua fé, poucos se dedicam a meditar sobre a natureza e os benefícios da salvação em Cristo. E, por causa disso se esquecem de que a declaração de João Batista, “Vejam! É o Cordeiro de Deus!”, é a melhor notícia que a humanidade poderia receber.

A necessidade de um cordeiro é decorrente do fato de que, pelo pecado, o homem ofendeu a Deus, e a justiça divina exigia uma reparação. Assim, os cordeiros eram parte crucial nos sacrifícios da Antiga Aliança. Antes mesmo de Deus dar a Moisés instruções acerca da lei no Sinai, a figura do cordeiro já estava presente.

Nos primeiros capítulos de Gênesis, vemos Abel oferecendo a Deus uma oferta das primícias de seu rebanho (confira Gênesis 4:3-5). Quando Abraão estava prestes a oferecer Isaque em holocausto, Deus providenciou um cordeiro para substituí-lo (confira Gênesis 22:13).

Em Êxodo, antes da libertação do povo de Israel, Deus deu instruções sobre a instituição da Páscoa, na qual um cordeiro deveria ser sacrificado e seu sangue aspergido nos umbrais das portas das casas israelitas (confira Êxodo 12:3-8, 12-13).

Ainda no Antigo Testamento, encontramos referências sobre o Cordeiro que sofre sem dizer uma só palavra (confira Isaías 53:5-7). O profeta Isaías ainda destaca que foi da vontade do Senhor esmagá-lo e causar-lhe dor, fazendo de sua vida uma oferta pela culpa (confira Isaías 53:10), apresentando assim o conceito do Cordeiro de Deus.

No Novo Testamento, no primeiro capítulo do evangelho segundo João, Jesus nos é apresentado como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29,36 NVT). Cristo é o antítipo (a figura) para o qual todos os cordeiros do Antigo Testamento apontavam, indicando que todos os cordeiros sacrificados serviam apenas como algo temporário. O objetivo era apontar para Jesus e seu sacrifício – perfeito e definitivo – providenciado por Deus para expiar (remir) o pecado de Seu povo.

Vale ressaltar que a expressão “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo não implica em universalismo. A ideia de que Cristo tirou o pecado de todo o mundo e, por isso, todos serão salvos, não é bíblica. O Evangelho segundo João refuta essa ideia ao afirmar:

“Mas, a todos que creram nele e O aceitaram, Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram segundo a ordem natural, nem como resultado da paixão ou da vontade humana, mas nasceram de Deus.” (João 1:12,13 NVT)

‘“Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 NVT)

“E quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna. Quem não obedece ao Filho não tem a vida eterna, mas a ira de Deus permanece sobre ele.” (João 3:36 NVT)

Portanto, quando João Batista apresenta Cristo como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, ele não está declarando que o pecado de todo o mundo será expiado (remido) pelo Cordeiro de Deus. Ele também não está afirmando que o Filho de Deus veio para tirar o pecado de uma nação em particular, como por exemplo, os judeus. Esse “mundo” não significa cada pessoa em particular, mas pessoas espalhadas em todos os povos, tribos, línguas e nações. Em Apocalipse, Jesus é descrito como o Cordeiro:

“Digno de receber o livro, abrir os selos e lê-lo. Pois foste sacrificado e com teu sangue compraste para Deus pessoas de toda tribo, língua, povo e nação” (Apocalipse 5:9 NVT).

Glória a Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Bazar da IBEC

Roupas novas e com pequenos defeitos da marca Valentim

Culto dos Adolescentes

#naigreja

Culto de Jovens + Comunhão

Jovens em Cristo

Encontro de Moças em Cristo

Você é uma boa amiga?

Reavivados em Cristo

“Saúde e Bem-estar”

Reunião Geral JAMEC

Convocação a todos

Natal no Sertão UAI

Viagem Missionária

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!