“Eu sou o bom pastor. O bom pastor sacrifica sua vida pelas ovelhas […] Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem.” (João 10:11,14 NVT)
A mensagem dos versículos de hoje traz tanto ensino quanto consolo. Como um autêntico pastor, Cristo entregou Sua vida em favor das ovelhas. E, diferente do ladrão que “vem para roubar, matar e destruir”, Jesus veio “para nos dar vida, uma vida plena, que satisfaz” (João 10:10 NVT).
Cristo é o bom pastor. Sua vinda foi predita nas Escrituras do Antigo Testamento (confira Isaías 40:11). No Novo Testamento, Ele é mencionado como o Grande Pastor, o Sumo Pastor e Bispo das nossas almas (confira Hebreus 13:20; 1 Pedro 2:25; 5:4). É típico de um pastor dedicado arriscar-se para proteger suas ovelhas, mas é exclusivo do Grande Pastor “sacrificar sua vida pelas ovelhas”, derramar Seu sangue para purificá-las, lavá-las e perdoar seus pecados.
Jesus ensina que, em oposição ao bom pastor, está o empregado (ou mercenário), que trabalha apenas pelo pagamento e não tem amor pelas ovelhas. Quando avista um lobo, ele abandona o rebanho, deixando-o vulnerável ao ataque e à dispersão (confira João 10:12-13). Esse tipo de líder enxerga o cuidado com as ovelhas como uma fonte de lucro pessoal, e não como um chamado para servir a Cristo. Contudo, é importante notar que isso não desqualifica os líderes que vivem do salário da igreja enquanto servem. Mercenários são aqueles que colocam seu ganho pessoal acima do bem-estar do rebanho.
“Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem.”
Há um vínculo profundo entre Cristo e os cristãos genuínos, caracterizado por confiança e proximidade. Cristo conhece cada membro de Seu rebanho, todos os que Ele escolheu, incluindo aquelas outras ovelhas que ainda não fazem parte do aprisco. Ele também as chamará para Si, pois as ovelhas reconhecem a voz do bom pastor e encontram segurança nEle. Referindo-se às outras ovelhas — que naquele contexto eram os gentios — Jesus afirma: “Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor” (João 10:16 NVT).
Estejamos atentos para que a voz do Salvador não se torne inútil para nós. No último dia, nenhum proveito haverá em Jesus ser Pastor se, durante nossa vida jamais ouvimos sua voz nem O seguimos. Juntemo-nos ao Seu rebanho, sem demora, pois a menos que façamos isso, ficaremos à esquerda do trono no Dia do Juízo, e perdidos para sempre!
“Portanto, irmãos, cuidem para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo que os desvie do Deus vivo. Advirtam uns aos outros todos os dias, enquanto ainda é ‘hoje’, para que nenhum de vocês seja enganado pelo pecado e fique endurecido.” (Hebreus 3:12-13 NVT)