“Contudo, ninguém sabe o dia nem a hora em que essas coisas acontecerão, nem mesmo os anjos no céu, nem o Filho. Somente o Pai sabe.” (Marcos 13:32 NVT)
Cristo é plenamente Deus, plenamente homem. Ele possui todas as características divinas, incluindo a onipotência e a onisciência. Dessa forma, Ele conhecia o que se passava no íntimo do ser humano (confira Marcos 2:8) e também podia acalmar tempestades (confira Marcos 4:39). Contudo, Ele declarou que “ninguém sabe o dia nem a hora em que essas coisas acontecerão, nem mesmo os anjos no céu, nem o Filho. Somente o Pai sabe”. Como isso é possível?
Quando Cristo se fez carne, Ele escolheu, por vontade própria, não fazer uso dos Seus atributos divinos:
“Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus. Embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8 NVT)
Portanto, sobre aquele Dia, “ninguém sabe”; essa informação é reservada exclusivamente à soberania de Deus. Aqueles que tentaram prever datas falharam! A segunda vinda de Cristo é certa, mas o momento exato nos foi ocultado. E deveríamos ser gratos a Deus por manter esse segredo, pois o desconhecimento da data do retorno de Cristo nos motiva a viver em constante expectativa, buscando um relacionamento mais profundo com Deus!
Que a incerteza acerca do tempo não nos distraia de dar a devida atenção às profecias ainda não cumpridas, pois:
“A mensagem que os profetas proclamaram é digna de toda confiança; e devemos prestar muita atenção ao que eles escreveram, pois suas palavras são como lâmpada que ilumina um lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da manhã brilhe em nossos corações.” (2 Pedro 1:19 NVT)
Portanto, se Jesus afirmou claramente que, um dia, Ele retornará em poder e grande glória; se Ele deixou evidente que a data e a hora exatas de Sua volta são desconhecidas; o que Seu povo deve fazer? A Igreja de Cristo deve estar vigilante e em oração:
“Uma vez que vocês não sabem quando virá esse tempo, vigiem! Fiquem atentos!” (Marcos 13:33 NVT)