âAdĂșlteros! NĂŁo percebem que a amizade com o mundo os torna inimigos de Deus? Repito: se desejam ser amigos do mundo, tornam-se inimigos de Deus.â (Tiago 4:4 NVT)
Tiago declara claramente que o coração humano é solo fértil para surgimento de conflitos e guerras. E, se hå conflito interior, inevitavelmente haverå conflito exterior.
âDe onde vĂȘm as discussĂ”es e brigas em seu meio? Acaso nĂŁo procedem dos prazeres que guerreiam dentro de vocĂȘs?â (Tiago 4:1 NVT)
Esses conflitos externos, frequentemente, manifestam-se como disputas entre irmĂŁos. A oração poderia ser a solução, mas se for motivada por desejos egoĂstas, serĂĄ inĂștil, como Tiago aponta:
âE, quando pedem, nĂŁo recebem, pois seus motivos sĂŁo errados; pedem apenas o que lhes darĂĄ prazer.â (Tiago 4:3 NVT)
Tanto a cobiça, quanto a oração movida pelo egoĂsmo, sem dĂșvida, nos levarĂŁo Ă guerra. Essa guerra tem suas raĂzes na rebeliĂŁo contra Deus. Mas⊠como um cristĂŁo pode âguerrearâ contra Deus? Isso ocorre, principalmente, quando cultivamos amizade com os inimigos de Deus:
âAdĂșlteros! NĂŁo percebem que a amizade com o mundo os torna inimigos de Deus? Repito: se desejam ser amigos do mundo, tornam-se inimigos de Deus.â
Ă importante observar que a palavra âmundoâ neste contexto Ă© utilizada de maneira Ă©tica, referindo-se ao âsistema corruptoâ ou ao âprincĂpio pecaminoso que influencia a humanidadeâ. Devemos resistir Ă inclinação natural de adotar os valores desse mundo; no entanto, infelizmente, um cristĂŁo pode tornar-se aliado do mundo e gradualmente ser contaminado por ele quando deixa de guardar-se da corrupção (confira Tiago 1:27). Ao deixar de se preservar, ele começa a amar o mundo e seus desejos, algo que o apĂłstolo JoĂŁo nos alerta a evitar:
âNĂŁo amem este mundo, nem as coisas que ele oferece, pois, quando amam o mundo, o amor do Pai nĂŁo estĂĄ em vocĂȘs.â (1 JoĂŁo 2:15 NVT)
Quando alguĂ©m se deixa atrair pelo mundo, inevitavelmente começa a se conformar a ele. Logo, tornar-se amigo do mundo Ă© equivalente a tornar-se inimigo de Deus. Por isso, Ă© crucial permanecer vigilante, pois a sedução do mundo começa de forma sutil, mas pode levar a consequĂȘncias significativas.
O que fazer?
A resposta, conforme Tiago nos ensina, é uma série de vårias atitudes:
âSubmetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirĂĄ de vocĂȘs. Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximarĂĄ de vocĂȘs. Lavem as mĂŁos, pecadores; purifiquem o coração, vocĂȘs que tĂȘm a mente dividida. Que haja lĂĄgrimas, lamentação e profundo pesar. Que haja choro em vez de riso, e tristeza em vez de alegria. Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os exaltarĂĄ.â (Tiago 4:7-10 NVT)
Portanto, sĂł venceremos tais guerras quando submetermos todas as ĂĄreas da nossa vida completamente ao senhorio de Cristo; pois somente quem se submete verdadeiramente a Deus pode resistir ao diabo.
Pense nisso!