Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

“Disse Ele à multidão: ‘Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome diariamente sua cruz e siga-me’.” (Lucas 9:23 NVT)

A renúncia de si mesmo por amor a Cristo implica em negar o “eu” e “tomar diariamente a cruz”.  A figura usada por Jesus é a de um condenado carregando seu próprio instrumento de execução até o local onde será punido. Esse era um costume da época; no entanto, a grande diferença entre o condenado e o discípulo de Jesus é que o primeiro faz isso à força e, se pudesse, fugiria o mais rápido possível, enquanto o seguidor de Cristo faz isso de forma voluntária.

O verdadeiro discípulo, assim como seu Mestre, não deseja fugir, ele deseja apenas “combater o bom combate”. Assim, “tomar diariamente a cruz” significa aceitar sem reservas a aflição, a dor, a vergonha e a perseguição por amor a Cristo e ao seu Evangelho. Aqui, a cruz não é apenas um símbolo de fé, mas uma experiência diária. As virtudes dessa cruz são verdadeiramente vivenciadas quando nos conformamos a elas de maneira prática:

“Conhecendo a Cristo e experimentando o grande poder que o ressuscitou. Sofrendo com Ele, participando de sua morte.” (Filipenses 3:10 NVT)

A eficácia da cruz sobre o “eu” se manifesta quando a aplicamos diariamente à nossa vida, moldando nossos pensamentos, ações e comportamentos de acordo com seus princípios. Não há ressurreição sem morte, assim como não há uma nova vida prática enquanto “a vida de Jesus não se manifestar também em nosso corpo” (2 Coríntios 4:10 NVT).

A cruz é como um divisor de águas entre o cristão genuíno e a religiosidade mundana. O mundo e Cristo continuam em conflito, e Tiago adverte que “aqueles que desejam ser amigos do mundo, tornam-se inimigos de Deus” (Tiago 4:4 NVT). É impossível seguir a Cristo, desfrutar de comunhão com Ele, e ao mesmo tempo manter vínculos com o mundo. Pois, quanto mais próxima for a caminhada com Cristo, maior será a incompreensão e o ódio do mundo por nós:

“O mundo os amaria se pertencessem a ele, mas vocês já não fazem parte do mundo. Eu os escolhi para que não mais pertençam ao mundo, e por isso o mundo os odeia.” (João 15:19 NVT)

Concluímos, então, que “tomar diariamente a cruz” não significa apenas renunciar ao ego, mas também recusar voluntariamente a amizade do mundo e resistir conformar-se a ele:

“Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que Ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-Lo. Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.” (Romanos 12:1-2 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Consagração de Bebês

O Perfeito Louvor

Culto de Missões

Participação Especial WEC Brasil

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.