“Então João deu o seguinte testemunho: ‘Vi o Espírito Santo descer do céu na forma de uma pomba e permanecer sobre Ele’.” (João 1:32 NVT)
João Batista nunca se cansava de lembrar às pessoas que sua função era apenas preparar o caminho para Alguém maior que estava para chegar.
“Era a Ele que eu me referia quando disse: ‘Um homem virá depois de mim, muito mais poderoso que eu, pois existia muito antes de mim. Eu não o conhecia, mas vim batizando com água para que Ele fosse revelado a Israel’.” (João 1:30-31 NVT)
Quando João disse “eu não o conhecia”, ele não quis dizer necessariamente que nunca o tinha visto, já que, sendo primos, é provável que João e Jesus se conhecessem bem. Contudo, João não havia reconhecido seu primo como o Messias até o momento de Seu batismo.
A missão de João era preparar o caminho do Senhor e, então, apresentá-Lo ao povo de Israel quando Ele se manifestasse. Foi por essa razão que João batizou as pessoas com água – para prepará-las para a chegada de Cristo, não com o intuito de formar seguidores para si mesmo.
“Então João deu o seguinte testemunho: ‘Vi o Espírito Santo descer do céu na forma de uma pomba e permanecer sobre Ele’.”
Essa passagem faz referência ao momento em que João batizou Jesus no rio Jordão. Depois que Ele saiu da água, o Espírito Santo desceu como uma pomba e descansou sobre Ele:
“Depois do batismo, enquanto Jesus saía da água, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz do céu disse: ‘Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria’.” (Mateus 3:16-17 NVT)
Deus havia revelado a João que o Messias estava prestes a vir e que, quando Ele chegasse, o Espírito desceria sobre Ele e permaneceria:
“Eu não sabia quem Ele era, mas, quando Deus me enviou para batizar com água, disse-me: ‘Aquele sobre o qual você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batizará com o Espírito Santo’.” (João 1:33 NVT)
Portanto, quando isso aconteceu com Jesus, João Batista vê que Ele era Aquele que batizaria com o Espírito Santo e, com base no que testemunhou, afirmou de forma categórica que Jesus de Nazaré era o Filho de Deus que veio ao mundo:
“Eu vi isso acontecer e, portanto, dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus.” (João 1:34 NVT)
E essa deve ser uma confissão de fé de todo cristão:
Jesus é o Filho de Deus!