Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

“João respondeu com as palavras do profeta Isaías: ‘Eu sou uma voz que clama no deserto: Preparem o caminho para a vinda do Senhor!’” (João 1:23 NVT)

João Batista era um homem de hábitos peculiares: vestia-se com roupas feitas de pelos de camelo, usava um cinto de couro e sua alimentação consistia em gafanhotos e mel silvestre (Mateus 3:4 NVT). Ele era uma figura singular! O próprio Jesus afirmou que “entre todos os que nasceram de mulher, nenhum é maior que João Batista”  (Mateus 11:11 NVT); e que “João era como uma lâmpada que queimava e brilhava” (João 5:35 NVT).

A aparição de João Batista foi inesperada, pois ele viveu no deserto até o momento em que se revelou a Israel. Apesar de suas palavras e ensinamentos transmitirem autoridade, João não estava preocupado em se tornar uma pessoa importante, tanto que evitava falar sobre si mesmo, até que foi questionado de maneira formal. Ao perguntarem “Quem é você?”, João respondeu com toda franqueza:

“Eu não sou o Cristo.”  (João 1:20 NVT)

Desta resposta, extraímos o ensinamento de que os cristãos devem ter sempre em mente que não são Cristo e nunca devem aceitar os louvores que pertencem exclusivamente a Ele. As tentativas de nos envaidecermos e buscarmos reconhecimento que não nos cabe precisam ser enfrentadas com grande determinação e honestidade. Aquele que se humilha dessa forma, glorifica a Cristo; mas quem não renuncia a si mesmo, de fato, está negando o Senhor.

João Batista também negou ser Elias, apesar do anjo já ter dito que ele “seria um homem com o espírito e o poder de Elias, e prepararia o povo para a vinda do Senhor” (Lucas 1:17 NVT). No entanto, João não era o Elias literal que o povo esperava, mas aquele de quem se falou sob o nome de Elias (confira Malaquias 4:5).

Além disso, João Batista também negou ser o profeta de quem Moisés havia falado:

“O Senhor, seu Deus, levantará um profeta como eu do meio de seus irmãos israelitas. Deem ouvidos a ele.” (Deuteronômio 18:15 NVT)

Na verdade, João Batista não poderia ser este profeta, pois o profeta mencionado por Moisés era o próprio Cristo!

Finalmente, depois de negar que era o Cristo, Elias ou o profeta; os sacerdotes e levitas perguntaram João Batista o que ele tinha a dizer sobre si mesmo, visto que precisavam levar uma resposta para aqueles que os haviam enviado. Então…

“João respondeu com as palavras do profeta Isaías: ‘Eu sou uma voz que clama no deserto: Preparem o caminho para a vinda do Senhor!’”

                                             (confira Isaías 40:3)

Portanto, João usa as Escrituras para mostrar que elas se cumpriam em sua pessoa e que sua missão tinha uma autoridade divina. Ele se aplica às Escrituras não para destacar seu valor, mas para evidenciar seu papel e sua submissão à vontade de Deus, por isso ele declara: “eu sou apenas uma voz!”

Que o Senhor nos ensine a conduzir toda a nossa vida à luz das Escrituras. Dessa forma, quando nos perguntarem  quem somos ou o que dizemos de nós mesmos, poderemos responder somente com as verdades da santa, perfeita e infalível Palavra de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

IV Conferência Crianças em Cristo

Cristo, a Esperança da Glória

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.