Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“João respondeu com as palavras do profeta Isaías: ‘Eu sou uma voz que clama no deserto: Preparem o caminho para a vinda do Senhor!’” (João 1:23 NVT)

João Batista era um homem de hábitos peculiares: vestia-se com roupas feitas de pelos de camelo, usava um cinto de couro e sua alimentação consistia em gafanhotos e mel silvestre (Mateus 3:4 NVT). Ele era uma figura singular! O próprio Jesus afirmou que “entre todos os que nasceram de mulher, nenhum é maior que João Batista”  (Mateus 11:11 NVT); e que “João era como uma lâmpada que queimava e brilhava” (João 5:35 NVT).

A aparição de João Batista foi inesperada, pois ele viveu no deserto até o momento em que se revelou a Israel. Apesar de suas palavras e ensinamentos transmitirem autoridade, João não estava preocupado em se tornar uma pessoa importante, tanto que evitava falar sobre si mesmo, até que foi questionado de maneira formal. Ao perguntarem “Quem é você?”, João respondeu com toda franqueza:

“Eu não sou o Cristo.”  (João 1:20 NVT)

Desta resposta, extraímos o ensinamento de que os cristãos devem ter sempre em mente que não são Cristo e nunca devem aceitar os louvores que pertencem exclusivamente a Ele. As tentativas de nos envaidecermos e buscarmos reconhecimento que não nos cabe precisam ser enfrentadas com grande determinação e honestidade. Aquele que se humilha dessa forma, glorifica a Cristo; mas quem não renuncia a si mesmo, de fato, está negando o Senhor.

João Batista também negou ser Elias, apesar do anjo já ter dito que ele “seria um homem com o espírito e o poder de Elias, e prepararia o povo para a vinda do Senhor” (Lucas 1:17 NVT). No entanto, João não era o Elias literal que o povo esperava, mas aquele de quem se falou sob o nome de Elias (confira Malaquias 4:5).

Além disso, João Batista também negou ser o profeta de quem Moisés havia falado:

“O Senhor, seu Deus, levantará um profeta como eu do meio de seus irmãos israelitas. Deem ouvidos a ele.” (Deuteronômio 18:15 NVT)

Na verdade, João Batista não poderia ser este profeta, pois o profeta mencionado por Moisés era o próprio Cristo!

Finalmente, depois de negar que era o Cristo, Elias ou o profeta; os sacerdotes e levitas perguntaram João Batista o que ele tinha a dizer sobre si mesmo, visto que precisavam levar uma resposta para aqueles que os haviam enviado. Então…

“João respondeu com as palavras do profeta Isaías: ‘Eu sou uma voz que clama no deserto: Preparem o caminho para a vinda do Senhor!’”

                                             (confira Isaías 40:3)

Portanto, João usa as Escrituras para mostrar que elas se cumpriam em sua pessoa e que sua missão tinha uma autoridade divina. Ele se aplica às Escrituras não para destacar seu valor, mas para evidenciar seu papel e sua submissão à vontade de Deus, por isso ele declara: “eu sou apenas uma voz!”

Que o Senhor nos ensine a conduzir toda a nossa vida à luz das Escrituras. Dessa forma, quando nos perguntarem  quem somos ou o que dizemos de nós mesmos, poderemos responder somente com as verdades da santa, perfeita e infalível Palavra de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!