“Ninguém jamais viu a Deus, mas o Filho único, que mantém comunhão íntima com o Pai, o revelou.” (João 1:18 NVT)
Nenhum ser humano jamais viu o Pai diretamente, pois ninguém seria capaz de contemplá-Lo e continuar vivo. Até o mesmo Moisés, que via a forma do Senhor e a quem Deus falava face a face (confira Êxodo 33:11; Números 12:8), recebeu a advertência:
“Mas você não poderá olhar diretamente para minha face, pois ninguém pode me ver e continuar vivo.” (Êxodo 33:20 NVT)
Manoá, após perceber que aquele que falara com ele e sua esposa era o anjo do Senhor, disse:
“Com certeza vamos morrer, pois vimos a Deus!” (Juízes 13:22 NVT)
E, Isaías, ao ter a visão do Senhor dos Exércitos, temeu e disse:
“Estou perdido! É o meu fim, pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de pessoas de lábios impuros. Meus olhos, porém, viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (Isaías 6:5 NVT)
A natureza de Deus, sendo espiritual, torna-O invisível aos olhos físicos, o que levou João a afirmar que “ninguém jamais viu a Deus”. Paulo também acrescenta em sua carta a Timóteo que “ninguém jamais O viu, nem pode ver” (confira 1 Timóteo 6:16). Isso demonstra que o conhecimento de Deus antes da encarnação de Cristo era incompleto em comparação com o que agora é revelado, pois “o Filho único, que mantém comunhão íntima com o Pai, o revelou.”
Tudo o que um ser humano mortal pode conhecer sobre Deus Pai é revelado por meio de Deus Filho. Aquele que, mesmo sendo Deus, se agradou em tomar sobre Si nossa natureza e, na forma de homem, revelou-nos tudo o que nossa mente poderia compreender sobre a perfeição do Pai. O Senhor Jesus é completamente apto para essa tarefa, pois Ele é “o Filho único do Pai” (João 1:14 NVT).
Jesus revelou de Deus aquilo que nenhum homem jamais havia visto ou conhecido em outra ocasião. Ele não apenas revelou aspectos de Deus, mas “toda a plenitude de vida e poder que vêm de Deus” (Efésios 3:19 NVT). A sabedoria infinita de Deus, Seu imenso poder, Seu amor indescritível pelos pecadores, Sua santidade incomparável e Seu ódio pelo pecado foram revelados de forma clara e definitiva através da vida e morte de Cristo.
Assim…
“Agora vemos de modo imperfeito, como um reflexo no espelho, mas então veremos tudo face a face. Tudo que sabemos agora é parcial e incompleto, mas conheceremos tudo plenamente, assim como Deus já nos conhece plenamente.” (1 Coríntios 13:12 NVT)