Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Então Jesus sentiu profunda angústia e exclamou: ‘Eu lhes digo a verdade: um de vocês vai me trair!’.” (João 13:21 NVT)

O versículo de hoje descreve o sofrimento intenso de Jesus ao perceber que um dos discípulos se tornaria, por vontade própria, um traidor e apóstata. A traição de Judas era algo já previsto por Jesus, mas o conhecimento prévio não diminuiu a intensidade da angústia.

Os sofrimentos enfrentados por Cristo durante Seu ministério terreno são tão vastos que vão além da nossa plena compreensão. Sua crucificação e os tormentos na cruz representaram apenas o ápice de Suas dores. Ao longo de Sua vida terrena, Jesus foi “homem de dores, que conhece o sofrimento mais profundo” (Isaías 53:3 NVT) – em parte devido à incredulidade dos judeus, ao desprezo dos líderes religiosos como fariseus e saduceus, e também às fraquezas e limitações dos próprios discípulos.

Apesar de Jesus já ter mencionado a traição (confira João 6:70), os discípulos pareciam não ter dado a devida atenção. Por isso, ficaram tão chocados, trocando olhares intrigados, quando Ele exclamou: “Eu lhes digo a verdade: um de vocês vai me trair!”. Em resposta à perplexidade do grupo, Pedro fez um sinal para o discípulo que estava mais próximo de Jesus (presumivelmente João), pedindo que perguntasse quem seria o traidor. Ao ser questionado, Jesus respondeu:

“É aquele a quem eu der o pedaço de pão que molhei na tigela.” (João 13:26 NVT)

Naquele contexto cultural, quando o anfitrião mergulhava um pedaço de pão em uma tigela e o entregava a alguém, isso era geralmente visto como um gesto de honra. Por essa razão, ao testemunharem esse ato, os discípulos provavelmente interpretaram que Jesus estava expressando amizade e proximidade com Judas; embora respondesse à pergunta de João.

“Quando Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus lhe disse: ‘O que você vai fazer, faça logo’.” (João 13:27 NVT)

No início do capítulo 13, o apóstolo João relata que “o diabo já havia instigado Judas a trair Jesus” (João 13:2 NVT). Agora, ele diz que “Satanás entrou nele”. Essa mudança reforça a gravidade do estado espiritual de Judas. Devemos, portanto, estar sempre vigilantes, conscientes das estratégias malignas do inimigo, para que ele não tenha vantagem sobre nós (confira 2 Coríntios 2:11). Bem-aventurados são aqueles que oram e vigiam continuamente para serem guardados das tentações!

Poderíamos imaginar que as palavras de Jesus – “O que você vai fazer, faça logo” – teriam despertado a consciência de Judas. Contudo, seu propósito permaneceu inalterado. Com o coração endurecido, “Judas saiu depressa” (João 13:30 NVT). Portanto, com reverência e temor, devemos examinar nossos corações, evitando ceder às sugestões do inimigo e apegando cada vez mais a este princípio:

“Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês!”

(Tiago 4:7 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!