Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Devocionais IBEC

“Então Jesus sentiu profunda angústia e exclamou: ‘Eu lhes digo a verdade: um de vocês vai me trair!’.” (João 13:21 NVT)

O versículo de hoje descreve o sofrimento intenso de Jesus ao perceber que um dos discípulos se tornaria, por vontade própria, um traidor e apóstata. A traição de Judas era algo já previsto por Jesus, mas o conhecimento prévio não diminuiu a intensidade da angústia.

Os sofrimentos enfrentados por Cristo durante Seu ministério terreno são tão vastos que vão além da nossa plena compreensão. Sua crucificação e os tormentos na cruz representaram apenas o ápice de Suas dores. Ao longo de Sua vida terrena, Jesus foi “homem de dores, que conhece o sofrimento mais profundo” (Isaías 53:3 NVT) – em parte devido à incredulidade dos judeus, ao desprezo dos líderes religiosos como fariseus e saduceus, e também às fraquezas e limitações dos próprios discípulos.

Apesar de Jesus já ter mencionado a traição (confira João 6:70), os discípulos pareciam não ter dado a devida atenção. Por isso, ficaram tão chocados, trocando olhares intrigados, quando Ele exclamou: “Eu lhes digo a verdade: um de vocês vai me trair!”. Em resposta à perplexidade do grupo, Pedro fez um sinal para o discípulo que estava mais próximo de Jesus (presumivelmente João), pedindo que perguntasse quem seria o traidor. Ao ser questionado, Jesus respondeu:

“É aquele a quem eu der o pedaço de pão que molhei na tigela.” (João 13:26 NVT)

Naquele contexto cultural, quando o anfitrião mergulhava um pedaço de pão em uma tigela e o entregava a alguém, isso era geralmente visto como um gesto de honra. Por essa razão, ao testemunharem esse ato, os discípulos provavelmente interpretaram que Jesus estava expressando amizade e proximidade com Judas; embora respondesse à pergunta de João.

“Quando Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus lhe disse: ‘O que você vai fazer, faça logo’.” (João 13:27 NVT)

No início do capítulo 13, o apóstolo João relata que “o diabo já havia instigado Judas a trair Jesus” (João 13:2 NVT). Agora, ele diz que “Satanás entrou nele”. Essa mudança reforça a gravidade do estado espiritual de Judas. Devemos, portanto, estar sempre vigilantes, conscientes das estratégias malignas do inimigo, para que ele não tenha vantagem sobre nós (confira 2 Coríntios 2:11). Bem-aventurados são aqueles que oram e vigiam continuamente para serem guardados das tentações!

Poderíamos imaginar que as palavras de Jesus – “O que você vai fazer, faça logo” – teriam despertado a consciência de Judas. Contudo, seu propósito permaneceu inalterado. Com o coração endurecido, “Judas saiu depressa” (João 13:30 NVT). Portanto, com reverência e temor, devemos examinar nossos corações, evitando ceder às sugestões do inimigo e apegando cada vez mais a este princípio:

“Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês!”

(Tiago 4:7 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Classe Batismo 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se batizar na IBEC? Faça agora sua inscrição!

Classe Novos Membros 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se tornar membro da IBEC? Faça agora sua inscrição na classe de Fundamentos da Fé Batista!

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!