Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Não digo estas coisas a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto cumpre as Escrituras que dizem: ‘Aquele que come do meu alimento voltou-se contra mim’.” (João 13:18 NVT)

O Senhor Jesus havia acabado de ensinar aos Seus discípulos uma importante lição sobre humildade e serviço. No entanto, conhecer tais princípios é diferente de colocá-los em prática. Por isso, Ele os advertiu que, agora que tinham compreendido essas verdades, seriam verdadeiramente felizes se as aplicassem em suas vidas (João 13:17). Sem dúvida, Jesus percebeu nos discípulos uma resistência para realizar tarefas simples, como aquela que Ele acabara de demonstrar. Dominados pela expectativa de poder e um reino terreno, ficaram perplexos com a ideia de lavar os pés de outros. Por esse motivo, necessitaram de uma repreensão.

Da mesma maneira, essa realidade se aplica a nós: frequentemente revelamos uma forte tendência a evitar qualquer ação que envolva sacrifício ou o serviço a pessoas que consideramos “menores”. Ainda que não admitimos abertamente, essa postura fica evidente quando prontamente transferimos essas responsabilidades a outros, justificando com a desculpa de que “não estamos capacitados” para tal tarefa. Contudo, Cristo é capaz de examinar os corações e discernir entre uma confissão genuína e uma falsa:

“Não digo estas coisas a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto cumpre as Escrituras que dizem: ‘Aquele que come do meu alimento voltou-se contra mim’.”

Esse conhecimento perfeito de Cristo deve causar apreensão no hipócrita, conduzindo-o ao arrependimento, pois o Juiz onisciente já examinou seu interior por completo. Em contrapartida, os verdadeiros discípulos podem ter paz, sabendo que o seu Senhor conhece todas as coisas.

O salmo mencionado por Jesus é atribuído a Davi, que lamentava a traição de alguém próximo (confira Salmos 41:9).  Provavelmente, essa passagem se refere a Aitofel, um conselheiro de Davi que o abandonou durante a rebelião de Absalão (confira 2 Samuel 15:12; 16:20-23). Ao antecipar Sua traição, Jesus preparou os discípulos, para que, quando acontecesse, eles reconhecessem que Ele era aquele de quem as Escrituras falavam (João 13:19). Sabendo que a traição de Judas poderia abalar os outros discípulos, Ele os encorajou com estas palavras:

“Eu lhes digo a verdade: quem recebe aquele que envio recebe a mim, e quem recebe a mim recebe o Pai, que me enviou.” (João 13:20 NVT)

Os discípulos deveriam lembrar que estavam sendo enviados em missão. Deveriam estar tão intimamente identificados com Jesus que qualquer um que os acolhesse estaria, na verdade, acolhendo o próprio Cristo; e, ao receber Cristo, também estariam recebendo o Pai que O enviou. Essa conexão profunda entre o Mestre e os discípulos, assim como entre o Filho e o Pai, deveria ser a fonte de encorajamento para eles. Aqueles que servem a Cristo dessa maneira não precisam temer ou desanimar diante de traições, zombarias, perseguições ou rejeições, pois chegará o dia em que ouvirão dEle estas palavras:

“Venham, vocês que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o reino que Ele lhes preparou desde a criação do mundo.” (Mateus 25:34 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!