Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Eu lhes dei um exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês.” (João 13:15 NVT)

O Evangelho de João destaca intensamente a consciência de Jesus sobre Sua identidade e a missão que recebeu para cumprir. No capítulo 13, lemos que Ele “sabia que havia chegado Sua hora de deixar este mundo e voltar para o Pai” (João 13:1 NVT); “sabia que o Pai lhe dera autoridade sobre todas as coisas” (João 13:3 NVT); “sabia quem O trairia” (João 13:11 NVT) e conhecia aqueles que havia escolhido (João 13:18 NVT).

Após realizar o ato de lavar os pés de todos os discípulos, incluindo Judas, Jesus retomou Sua veste exterior e sentou-se para explicar o significado espiritual de Sua ação. Ele iniciou o ensino com uma pergunta – as interrogações de Jesus são um de Seus métodos pedagógicos mais eficazes: “Vocês entendem o que fiz?” (João 13:12 NVT).

Os discípulos reconheciam Jesus como Mestre e Senhor – e corretamente assim o fizeram; por isso Jesus declarou que a posição mais elevada no Reino de Deus é a de servo (confira João 13:13-14), e eles deveriam replicar este exemplo:

“Eu lhes dei um exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês.”

Se Jesus, sendo Mestre e Senhor, lavou os pés dos discípulos, que justificativa eles poderiam ter para não fazer o mesmo uns pelos outros? No entanto, Jesus não estava instituindo um ato literal de lavar os pés ou uma ordenança eclesiástica. O significado era simbólico e espiritual: Ele estava instruindo Seus discípulos a manter uns aos outros espiritualmente limpos por meio do encorajamento mútuo e da aplicação da Palavra. Por exemplo, se alguém perceber que seu irmão está desanimado na fé ou se comportando de maneira mundana, deve aconselhá-lo com amor, segundo as Escrituras.

Sem dúvida, a humildade é um aspecto essencial do “exemplo a ser seguido”. Se o Filho Unigênito de Deus, o Rei dos reis, não considerou indigno realizar uma tarefa tão humilde quanto a de um servo, não há nada que Seus discípulos possam considerar inferior ou indigno demais para realizarem:

“Eu lhes digo a verdade: o escravo não é maior que o seu senhor, nem o mensageiro é mais importante que aquele que o envia.”  (João 13:16 NVT)

O orgulho é um dos pecados mais ofensivos à alma, enquanto a humildade é uma virtude inestimável, que não deveria ser tão escassa entre os membros de uma congregação. Possivelmente, a pessoa mais hipócrita seja aquela que professa ser cristã, mas nutre uma visão elevada de si mesma, exalando autoexaltação, satisfação pessoal e arrogância.

As palavras de Jesus, registradas por João, permanecem inalteradas e servirão como testemunho contra muitos no dia final, a menos que se arrependam. Portanto, como o próprio Cristo declarou:

“Agora que vocês sabem estas coisas, serão felizes se as praticarem.” (João 13:17 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!