Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Devocionais IBEC

“Eu lhes dei um exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês.” (João 13:15 NVT)

O Evangelho de João destaca intensamente a consciência de Jesus sobre Sua identidade e a missão que recebeu para cumprir. No capítulo 13, lemos que Ele “sabia que havia chegado Sua hora de deixar este mundo e voltar para o Pai” (João 13:1 NVT); “sabia que o Pai lhe dera autoridade sobre todas as coisas” (João 13:3 NVT); “sabia quem O trairia” (João 13:11 NVT) e conhecia aqueles que havia escolhido (João 13:18 NVT).

Após realizar o ato de lavar os pés de todos os discípulos, incluindo Judas, Jesus retomou Sua veste exterior e sentou-se para explicar o significado espiritual de Sua ação. Ele iniciou o ensino com uma pergunta – as interrogações de Jesus são um de Seus métodos pedagógicos mais eficazes: “Vocês entendem o que fiz?” (João 13:12 NVT).

Os discípulos reconheciam Jesus como Mestre e Senhor – e corretamente assim o fizeram; por isso Jesus declarou que a posição mais elevada no Reino de Deus é a de servo (confira João 13:13-14), e eles deveriam replicar este exemplo:

“Eu lhes dei um exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês.”

Se Jesus, sendo Mestre e Senhor, lavou os pés dos discípulos, que justificativa eles poderiam ter para não fazer o mesmo uns pelos outros? No entanto, Jesus não estava instituindo um ato literal de lavar os pés ou uma ordenança eclesiástica. O significado era simbólico e espiritual: Ele estava instruindo Seus discípulos a manter uns aos outros espiritualmente limpos por meio do encorajamento mútuo e da aplicação da Palavra. Por exemplo, se alguém perceber que seu irmão está desanimado na fé ou se comportando de maneira mundana, deve aconselhá-lo com amor, segundo as Escrituras.

Sem dúvida, a humildade é um aspecto essencial do “exemplo a ser seguido”. Se o Filho Unigênito de Deus, o Rei dos reis, não considerou indigno realizar uma tarefa tão humilde quanto a de um servo, não há nada que Seus discípulos possam considerar inferior ou indigno demais para realizarem:

“Eu lhes digo a verdade: o escravo não é maior que o seu senhor, nem o mensageiro é mais importante que aquele que o envia.”  (João 13:16 NVT)

O orgulho é um dos pecados mais ofensivos à alma, enquanto a humildade é uma virtude inestimável, que não deveria ser tão escassa entre os membros de uma congregação. Possivelmente, a pessoa mais hipócrita seja aquela que professa ser cristã, mas nutre uma visão elevada de si mesma, exalando autoexaltação, satisfação pessoal e arrogância.

As palavras de Jesus, registradas por João, permanecem inalteradas e servirão como testemunho contra muitos no dia final, a menos que se arrependam. Portanto, como o próprio Cristo declarou:

“Agora que vocês sabem estas coisas, serão felizes se as praticarem.” (João 13:17 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Classe Batismo 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se batizar na IBEC? Faça agora sua inscrição!

Classe Novos Membros 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se tornar membro da IBEC? Faça agora sua inscrição na classe de Fundamentos da Fé Batista!

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!