“O filho disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, e não sou mais digno de ser chamado seu filho’.” (Lucas 15:21 NVT)
Perceba o conteúdo desta confissão: o filho mais jovem reconheceu o seu pecado não apenas contra o pai, mas também contra Deus. Sim, o maior ofendido – desde o pecado de Adão e Eva – é Deus! É por isso que somente o amor de Deus pode realmente salvar os perdidos.
“Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, 24mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados.” (Romanos 3:23,24 NVT)
Observe também a reação do pai à confissão:
“O pai, no entanto, disse aos servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa da casa e vistam nele. Coloquem-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Matem o novilho gordo. Faremos um banquete e celebraremos, pois este meu filho estava morto e voltou à vida. Estava perdido e foi achado!’. E começaram a festejar.” (Lucas 15:22-24 NVT)
O pai cancela o passado, vai ao encontro do filho, o abraça e beija como se o filho tivesse sido zeloso e exemplar em toda a sua conduta! E com rapidez, ordena aos servos que removam os farrapos da terra distante e, com eles, os traços e vestígios do seu passado pecaminoso.
Com todas essas ações, o pai apaga o passado de uma forma que mais ninguém poderia fazer. Somente o pai poderia perdoar de fato, somente ele podia apagar o que o filho fizera contra ele; e foi isso que fez. O pai removeu todos os traços do passado, e essa é sempre a primeira coisa que acontece com um pecador:
“‘Venham, vamos resolver este assunto’, diz o Senhor. ‘Embora seus pecados sejam como o escarlate, eu os tornarei brancos como a neve; embora sejam vermelhos como o carmesim, eu os tornarei brancos como a lã’.” (Isaías 1:18 NVT)
“Vocês estavam mortos por causa de seus pecados e da incircuncisão de sua natureza humana. Então Deus lhes deu vida com Cristo, pois perdoou todos os nossos pecados. Ele cancelou o registro de acusações contra nós, removendo-o e pregando-o na cruz.” (Colossenses 2:13,14 NVT)
Como filhos, devemos nos lembrar do amor incondicional do Pai. Deus não nos ama por causa das coisas que fazemos por Ele. Ele nos ama porque somos Seus filhos! E, assim como Deus perdoa aos perdidos, todos nós também devemos perdoar, nos alegrar e celebrar com a salvação dos perdidos.