Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu. Cheio de compaixão, correu para o filho, o abraçou e o beijou.” (Lucas 15:20 NVT)

Como mencionado anteriormente, os ensinamentos de Jesus irritavam os fariseus e os mestres da lei (confira Lucas 15:1-3). Para eles, qualquer um que visse possibilidade ou esperanças para um cobrador de imposto ou pecador devia ser um blasfemo. Esse mesmo ponto é destacado na parábola pelas diferentes atitudes do pai e do irmão mais velho em relação ao filho mais novo: não se trata apenas de como ele deveria ser recebido de volta, mas se ele deveria ser recebido de volta.

O jovem havia tentado de tudo, esgotado todos os seus recursos e seus esforços, assim como os esforços de outras pessoas. Mas tudo falhou para ele e ninguém podia ajudá-lo, exceto um, o pai! Ele era a última, mas também a única esperança.

O Evangelho sempre leva o homem a este ponto: enquanto houver dinheiro, amigos ou pessoas (mesmo que distantes) para recorrer em busca de ajuda, o Evangelho não será atraente. Assim, o homem prossegue até que todos os recursos estejam esgotados. Somente Deus pode salvar! No entanto, é importante ressaltar que não podemos reivindicar nada diante dEle, exceto a Sua misericórdia e compaixão.

Quando o filho mais jovem abandonou sua casa, a sua exigência foi “quero a minha parte da herança”(Lucas 15:11 NVT). Ou seja, ele exigiu os direitos que acreditava ter. Mas quando “caiu em si” e voltou pra casa, a sua retórica mudou: “por favor, trate-me como seu empregado” (Lucas 15:19 NVT).

Portanto, se alguém acha que tem qualquer direito de exigir perdão de Deus, este alguém está perdido e condenado! Se acredita que Deus tem o dever e a obrigação de perdoá-lo, certamente não será perdoado. Todavia, se compreender que pecou contra Deus, e o quão indigno e miserável isso te torna, então tudo será diferente.

É interessante observar que, nas ilustrações do pastor e a ovelha perdida, bem como da mulher e a dracma perdida, o amor de Deus é demonstrado por meio de uma busca ativa pelo pecador. Na ilustração do pai e seus dois filhos, este mesmo amor ativo é demonstrado, mas é acrescentado também as ações, reações e condições do pecador perdido, para que ninguém seja equivocado ao ponto de pensar que todos seremos automaticamente salvos, assim como a ovelha e a moeda foram encontradas.

Dessa forma, o ponto fundamental é o mesmo, mas sua aplicação se torna ainda mais direta e pessoal. O filho mais jovem pôs em prática sua resolução: voltou para o pai e entregou-se à sua misericórdia e compaixão. E, quando voltou pra casa, a ilustração atinge seu clímax:

Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu. Cheio de compaixão, correu para o filho, o abraçou e o beijou.”

Você consegue imaginar a ira dos fariseus e mestres da lei ao ouvir que, ao invés de apedrejar o filho, o pai lhe deu a parte da herança; e, sobretudo, ao invés de rejeitá-lo por ter pecado tanto contra o pai, este vê o filho de longe, enche-se de compaixão, corre para o filho (porque não se via um ancião correndo naquela época, era desrespeitoso), o abraça e lhe enche de beijos?

Não é assim que muitas vezes reagimos ao testemunhar a extravagância do amor e perdão de Deus sobre aqueles que, até então, considerávamos os mais vis pecadores?

Meditemos nisto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!