“E, se o povo de Israel abandonar sua incredulidade, será enxertado novamente, pois Deus tem poder para enxertá-los de volta na árvore.” (Romanos 11:23 NVT)
Paulo enfatiza que aqueles entre o povo de Israel que abandonarem a incredulidade serão reintegrados à árvore. E isso não deve nos surpreender, pois a incredulidade não é um pecado irreversível. De fato, não foi por meio da incredulidade deles que o Evangelho chegou aos gentios, incluindo eu e você? E, até chegar o Evangelho, também andávamos em incredulidade.
Assim como Deus foi poderoso para cumprir Seu propósito confirmando nossa eleição, Ele também “tem poder para enxertá-los de volta na árvore”. Muitos gentios não eleitos apostataram, e ainda apostatarão; e muitos judeus eleitos, que por um tempo foram incrédulos, no tempo certo de Deus chegarão à verdade. O que deve nos chamar a atenção é que, sempre que a incredulidade for banida, isso se dá pelo poder de Deus. Toda a glória é sempre dEle!
Paulo continua:
“Vocês eram, por natureza, o ramo cortado de uma oliveira brava. Portanto, se Deus se mostrou disposto a fazer algo contrário à natureza ao enxertá-los em sua árvore cultivada, estará ainda mais disposto a enxertar os ramos naturais de volta na árvore da qual eles fazem parte.” (Romanos 11:24 NVT)
A expressão “estará ainda mais disposto” não implica que seja mais fácil enxertar Israel de volta, visto que ambos os casos requerem o poder de Deus. Todos estão debaixo da ira de Deus – tanto judeus quanto gentios – “para que, de todos, tivesse misericórdia” (Romanos 11:32 NVT). Por isso, é importante destacar que o versículo áureo de hoje não sugere a possibilidade de perder a salvação, mas enfatiza que os eleitos perseverarão, enquanto aqueles que germinarem em solo rochoso, ou entre os espinhos, não vingarão.
“Enquanto espalhava as sementes pelo campo, algumas caíram à beira do caminho, e as aves vieram e as comeram. Outras sementes caíram em solo rochoso e, não havendo muita terra, germinaram rapidamente, mas as plantas logo murcharam sob o calor do sol e secaram, pois não tinham raízes profundas. Outras sementes caíram entre espinhos, que cresceram e sufocaram os brotos.”
(Mateus 13:4-7 NVT; confira Mateus 13:19-22)
Assim como nós (gentios), os judeus foram, são e continuarão a ser salvos até o fim dos tempos, pelo eterno propósito e poder de Deus. Portanto, a eleição e a perseverança não são aqui questionadas, mas sim reafirmadas!
Assim, devemos seguir “certos disso tudo por causa da grande confiança que temos em Deus por meio de Cristo. Não que nos consideremos capazes de fazer qualquer coisa por conta própria; mas nossa capacitação vem de Deus!”
(2 Coríntios 3:4-5 NVT)
Respostas de 2
Boa tarde. O capítulo correto no final é 2 Co 3:4-5
Boa tarde, Helena!
Agradecemos por nos alertar sobre o erro no conteúdo. Já procedemos com a correção 💞