Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Observem como Deus é, ao mesmo tempo, bondoso e severo. É severo com os que lhe desobedecem, mas é bondoso com vocês, desde que continuem a confiar em sua bondade. Mas, se deixarem de confiar, também serão cortados.” (Romanos 11:22 NVT)

Paulo, ao argumentar contra a arrogância dos gentios, usa a imagem da oliveira para ilustrar sua mensagem. Os gentios, ao invés de se orgulharem, deveriam temer e demonstrar gratidão ao perceber a severidade que Deus demonstrou aos judeus. Deveria ser evidente para eles – e para nós – que sem a graça imerecida do Senhor, estaríamos na mesma condição dos judeus que foram cortados.

Muitos que são chamados, mas não escolhidos, podem participar por um tempo com os cristãos genuínos, mas a dureza de seus corações se revelará em breve. Os eleitos não perseveram para serem escolhidos, mas são escolhidos e, por isso, perseveram. No entanto, isso não elimina a necessidade de admoestação à perseverança.

Paulo exorta todos a considerarem o que aconteceu com os judeus como nação:

“Talvez digam: ‘Esses ramos foram cortados para abrir espaço para nós [gentios]’. É verdade, mas lembrem-se de que esses ramos foram cortados porque não creram e que vocês estão ali porque creem. Portanto, não se orgulhem, mas temam o que poderia acontecer. Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará vocês.” (Romanos 11:19-21 NVT)

Alguns indivíduos que, por um determinado tempo são vistos fora da oliveira, podem vir a responder positivamente ao chamado, pois os judeus eleitos continuam a ser salvos desde os primeiros tempos da igreja até hoje. Por isso, o cristão não pode basear sua segurança em mérito próprio, mas apenas em Deus.

“Observem como Deus é, ao mesmo tempo, bondoso e severo. É severo com os que lhe desobedecem, mas é bondoso com vocês, desde que continuem a confiar em sua bondade. Mas, se deixarem de confiar, também serão cortados.”

Vale ressaltar que a própria fé (confiança) é dada e confirmada pela ação do Espírito Santo, sendo efetiva apenas naqueles que Deus elegeu. A ordem dada ao cristão, então, é usar esta fé para responder às exortações em obediência. O querer e o realizar pertencem a Deus, mas a eleição não diminui a responsabilidade humana de obedecer e continuar no gozo da bondade de Deus, assim como Paulo e Barnabé insistiam com os convertidos para que “continuassem a confiar na graça de Deus” (Atos 13:43 NVT).

Portanto, irmãos, “apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa. Pensemos também em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras.”

(Hebreus 10:23-24 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!