“Portanto, a situação é esta: a maioria do povo de Israel não encontrou o que tanto buscava, mas uns poucos, aqueles que Deus havia escolhido, o encontraram, enquanto o coração dos demais foi endurecido.” (Romanos 11:7 NVT)
Então, a conclusão é esta: Israel não alcançou a justiça por buscá-la por mérito próprio ao invés da obra completa de Cristo. O remanescente, “aqueles que Deus havia escolhido”, encontrou justiça pela fé em Jesus, “enquanto o coração dos demais foi endurecido”. Isso cumpre exatamente o que estava predito no Antigo Testamento:
“Como dizem as Escrituras: ‘Deus os fez cair em sono profundo. Até hoje, fechou-lhes os olhos para que não vejam, e tapou-lhes os ouvidos para que não ouçam’.”
(Romanos 11:8 NVT; confira Deuteronômio 29:4; Isaías 29:10)
Deus os fez entrar em profundo sono, fechando seus olhos e ouvidos. Isso aconteceu porque rejeitaram ver Jesus como Messias e, agora, perderam a capacidade de vê-Lo e ouvi-Lo espiritualmente. O apóstolo Paulo lembra que Davi também escreveu a respeito do juízo de Deus sobre Israel:
“Da mesma forma, Davi disse: ‘Que sua mesa farta se transforme em laço, em armadilha que os faça pensar que tudo vai bem. Que seus privilégios os façam tropeçar, e que recebam o que merecem. Que seus olhos se escureçam para que não vejam, e que suas costas fiquem encurvadas para sempre’.”
(Romanos 11:9-10 NVT; confira Salmos 69:22-23)
Davi, inspirado pelo Espírito Santo, previu os sofrimentos de Cristo causados pelo seu próprio povo, os judeus. Isso é evidente quando ele menciona que lhe deram vinagre para beber (confira Salmos 69:21; Mateus 27:48). Davi expressa em forma de oração o desejo de que aquilo que normalmente seria uma bênção para eles – sua mesa farta e privilégios – se transformasse em laço, armadilha e tropeço. Ele também pede que seus olhos sejam escurecidos e que seus corpos sejam curvados como se estivessem sob o peso do trabalho ou da velhice.
No entanto, apesar de alguns judeus terem sido cortados e os gentios enxertados, estes não deveriam se ensoberbecer; a salvação não deve ser motivo de orgulho, mas de temor e tremor:
“Lembrem-se de que esses ramos foram cortados porque não creram e que vocês estão ali porque creem. Portanto, não se orgulhem, mas temam o que poderia acontecer. Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará vocês!” (Romanos 11:20-21 NVT)
Portanto, que essas coisas sirvam de exemplo para nós, que vivemos no fim dos tempos; “se pensamos que estamos de pé, tomemos cuidado para não cair!” (1 Coríntios 10:12 NVT)