Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

“Então pergunto: ‘Deus rejeitou Seu povo, a nação de Israel? Claro que não!’ Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão e membro da tribo de Benjamim.” (Romanos 11:1 NVT)

No capítulo 11 da carta aos Romanos, Paulo continua discorrendo sobre a relação entre judeus e gentios no Plano de Salvação de Deus. Ele enfatiza que Deus não rejeitou Seu povo escolhido, os judeus, ao incluir os gentios. Paulo começa abordando uma possível objeção: “Deus rejeitou Seu povo, a nação de Israel?”. Ou ainda: “Isso significa uma rejeição total e definitiva? Estão todos abandonados à ira eterna?”.

Paulo argumenta que, apesar de alguns judeus terem sido rejeitados, não foram todos. Por isso, à possível objeção, ele responde enfaticamente: “Claro que não!”. Havia um remanescente de judeus crentes que obtiveram justiça e vida pela fé em Jesus Cristo, e Paulo se considera um deles, destacando:

“Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão e membro da tribo de Benjamim”.

Se ele afirmasse que todos os judeus foram rejeitados, isso contradiria sua própria experiência. Visto que Saulo, um judeu, foi escolhido para ser cristão e apóstolo dos gentios (confira Atos 9:15). Assim, Paulo prossegue:

“Não, Deus não rejeitou Seu povo, que conheceu de antemão.”

(Romanos 11:2a NVT)

Neste versículo, “Seu povo” se refere à nação de Israel, não apenas aos eleitos dentro dela. Ele então diferencia entre a nação como um todo e o remanescente:

“Vocês sabem o que as Escrituras dizem a esse respeito? O profeta Elias se queixou a Deus sobre o povo de Israel, dizendo: ‘Senhor, eles mataram teus profetas e derrubaram teus altares. Sou o único que restou, e agora também procuram me matar’. E vocês se lembram da resposta de Deus? Ele disse: ‘Ainda tenho outros sete mil que jamais se prostraram diante de Baal’.” (Romanos 11:2a-4 NVT)

Paulo usa Elias como exemplo (confira 1 Reis 19:10,14,18), para mostrar que, embora Elias pensasse que toda a nação de Israel havia se afastado, ele estava errado! O remanescente nos dias de Elias mostra que Deus não rejeitou Seu povo, e o remanescente nos dias de Paulo continuava a ser uma prova de Sua fidelidade:

“O mesmo acontece hoje, pois uns poucos do povo de Israel permaneceram fiéis, escolhidos pela graça de Deus. E, se a escolha se dá pela graça de Deus, então não se baseia nas obras deles, pois nesse caso a graça deixaria de ser o que verdadeiramente é, ou seja, gratuita e imerecida. Portanto, a situação é esta: a maioria do povo de Israel não encontrou o que tanto buscava, mas uns poucos, aqueles que Deus havia escolhido, o encontraram, enquanto o coração dos demais foi endurecido.” (Romanos 11:5-7 NVT)

Deus salva o remanescente como prova de que Ele não abandonou Seu plano para a nação que Ele escolheu e “que conheceu de antemão”.

Soli Deo Gloria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!