“No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.” (João 1:1 NVT)
Em primeiro lugar, quando João se refere ao “Verbo” ou à “Palavra” (conforme a tradução Nova Versão Transformadora – NVT), ele está aludindo a Cristo. Essa é uma expressão bastante singular nos escritos de João:
“Proclamamos a vocês aquele que existia desde o princípio, aquele que ouvimos e vimos com nossos próprios olhos e tocamos com nossas próprias mãos. Ele é a Palavra da vida.” (1 João 1:1 NVT)
“Vestia um manto encharcado de sangue, e seu nome era a Palavra de Deus.” (Apocalipse 19:13 NVT)
João inicia seus escritos afirmando que “no princípio, aquele que é a Palavra já existia”, ou seja, Cristo é eterno. Ele não começou a existir quando os céus e a terra foram criados, nem mesmo quando o Evangelho foi anunciado ao mundo. Ele já estava presente antes do início dos tempos:
“Ele existia antes de todas as coisas mantém tudo em harmonia.”
(Colossenses 1:17 NVT)
João também menciona que “a Palavra estava com Deus”, o que indica que Cristo é uma Pessoa distinta de Deus, o Pai, e ainda assim, é um com Ele; pois “a Palavra era Deus”. Deus Pai e Deus Filho são iguais em glória, coeternos em majestade, uma só Divindade.
“Ele existia no princípio com Deus.” (João 1:2 NVT)
O mistério da redenção do homem pelo Verbo encarnado esteve escondido em Deus desde o princípio (confira Efésios 3:9). Aquele que assumiu a responsabilidade de nos guiar até Deus estava, desde a eternidade, com o Pai. Assim, Cristo é o Verbo e, através dEle, Deus nos falou nestes últimos dias (confira Hebreus 1:1-2). Ele é a Palavra que comunica de Deus a nós, e que também intercede a Deus em nosso favor.
“Pois foi do agrado do Pai que toda a plenitude habitasse no Filho, e, por meio dEle, o Pai reconciliou consigo todas as coisas. Por meio do sangue do Filho na cruz, o Pai fez as pazes com todas as coisas, tanto nos céus como na terra.” (Colossenses 1:19-20 NVT)
Solus Christus✝