“Pai, chegou a hora. Glorifica teu Filho, para que Ele te glorifique, pois tu lhe deste autoridade sobre toda a humanidade. Ele concede vida eterna a cada um daqueles que lhe deste.” (João 17:1-2 NVT)
O capítulo 17 do Evangelho segundo João é conhecido como Oração Sacerdotal, onde Jesus ora por Si mesmo, por nós e se apresenta como sacerdote e oferta sacrificial pelos nossos pecados.
Nos versículos iniciais há duas petições com o mesmo propósito: Jesus pede que o Pai glorifique o Filho, para que o Filho glorifique o Pai. E, em plena confiança nAquele a quem a oração se dirigia, Jesus declara: “Pai, chegou a hora”; embora em outros momentos Ele tenha indicado que sua hora ainda não havia chegado (confira João 2:4; 7:30).
“Pai, chegou a hora” de expor o mistério da salvação: Jesus, o Verbo encarnado, se entregaria como expiação por todos aqueles que Lhe foram dados pelo Pai, concedendo-lhes a vida eterna. Mas, o que é a vida eterna? Jesus define claramente:
“A vida eterna é isto: conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ao mundo.” (João 17:3 NVT)
Em outras palavras, a vida eterna está no conhecimento de Deus e de Jesus Cristo. A vida eterna é obtida através do conhecimento do Evangelho, concedido a todos que creem em Jesus. Assim, Cristo nos dá a vida eterna por meio do conhecimento dAquele que nos chamou:
“Deus, com seu poder divino, nos concede tudo de que necessitamos para uma vida de devoção, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para Si por meio de sua glória e excelência.” (2 Pedro 1:3 NVT)
“E sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para que conheçamos ao Deus verdadeiro. Agora, vivemos em comunhão com o Deus verdadeiro, porque vivemos em comunhão com seu Filho, Jesus Cristo. Ele é o Deus verdadeiro e é a vida eterna.” (1 João 5:20 NVT)
É preciso conhecer o único Deus verdadeiro. É preciso conhecer a Jesus Cristo em todas as Suas perfeições: como Filho de Deus e Filho do Homem; como Mediador, Profeta, Sacerdote e Rei. Portanto, simplesmente ouvir e repetir que existe um Salvador não é conhecê-Lo. Ter sido ensinado e treinado desde a infância a memorizar João 3:16 não é conhecê-Lo. Conhecer a Deus é entender e crer que não há outra maneira de conhecê-Lo senão na face de Jesus, o Cristo.
“Ah, como precisamos conhecer o Senhor; busquemos conhecê-Lo!”
(Oséias 6:3 NVT)