“Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que Ele já fez.” (Filipenses 4:6 NVT)
O versículo de hoje nos traz uma passagem bíblica que oferece conselhos valiosos sobre um dos problemas mais prevalentes nos tempos modernos: a ansiedade. É válido tomar precauções para evitar preocupações excessivas; no entanto, a obsessão constante com o futuro pode se tornar prejudicial à nossa saúde mental e espiritual. Devemos ter em mente que a ansiedade desmedida é irracional e pode nos desorientar. Jesus nos lembra disso ao dizer:
“Não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas.”
(Mateus 6:31-33 NVT)
O apóstolo Paulo também foi enfático em suas palavras:
“Não vivam preocupados com coisa alguma.”
Esta não é apenas uma sugestão, mas uma ordem clara! E, como “antídoto”, Paulo nos encoraja a adotar a prática da oração constante. Devemos orar não apenas em momentos específicos, mas em todas as circunstâncias. Ao invés de nos preocuparmos, devemos “orar a Deus pedindo aquilo de que precisamos e agradecendo-lhe por tudo que Ele já fez”. E qual será o resultado disso?
“Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7 NVT)
Essa paz é o resultado da nossa reconciliação com Deus, conquistada por meio do sacrifício de Cristo – uma paz que transcende a compreensão. É essa paz que nos mantém satisfeitos em Deus, pois a vida cristã não significa ausência de aflições, pelo contrário, as aflições da vida continuarão a existir enquanto peregrinarmos neste mundo; e, por causa disso, devemos manter nossa alegria em Deus, independentemente das pressões que enfrentamos.
Será fácil colocar isso em prática? Não, nem sempre será!
Será possível? Sim, em Cristo, é possível!
“Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor. Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer. Então o Deus da paz estará com vocês.” (Filipenses 4:9-10 NVT)
🙌