“Eu sou a luz do mundo. Se vocês me seguirem, não andarão no escuro, pois terão a luz da vida.” (João 8:12 NVT)
As palavras de Jesus no versículo de hoje sugerem que o mundo necessita de luz, pois está imerso na escuridão. Essa escuridão, tanto no campo moral quanto no espiritual, acompanha a humanidade desde a Queda. Mesmo com os avanços científicos, o cenário permanece o mesmo: “Trevas escuras como a noite cobrem as nações da terra” (Isaías 60:2 NVT). Em meio a isso, falsas luzes tentam atrair a atenção do homem.
Contudo, Jesus foi claro e direto: “Eu sou a luz do mundo”. Com essa declaração, Ele nos ensina que é a única luz verdadeira, capaz de distinguir o que é genuíno do que é falso, além de apontar a direção correta. Assim, Jesus também afirmou: “se vocês me seguirem, não andarão no escuro, pois terão a luz da vida”.
Seguir a Cristo implica em dedicar-se a Ele de maneira total e absoluta. O verbo “seguir” carrega um sentido semelhante ao de “crer”. Assim como o povo de Israel, durante a peregrinação no deserto, acompanhava a coluna de nuvens e fogo — avançando apenas quando ela se movia e permanecendo parado quando ela parava (confira Números 9:16-18) – devemos proceder em nosso relacionamento com Jesus.
Aqueles que seguem a Cristo “não andarão no escuro”, tampouco viverão na ignorância. Eles serão livres de dúvidas e incertezas, pois verão claramente o caminho que conduz à vida eterna e terão plena consciência de onde está indo, pois terão a eterna e infalível luz da vida.
“Os fariseus disseram: ‘Você faz essas declarações a respeito de si mesmo! Seu testemunho não é válido’.” (João 8:13 NVT)
Como de costume, os fariseus desafiaram as palavras de Jesus. De acordo com a lei, um próprio testemunho poderia ser considerado parcial e, portanto, inválido. Mas Jesus respondeu de maneira firme, afirmando que Seu testemunho era legítimo, pois ninguém conhecia Sua natureza e origem melhor do que Ele mesmo:
“Jesus respondeu: ‘Meu testemunho é válido, embora eu mesmo o dê, pois eu sei de onde vim e para onde vou, mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.” (João 8:14 NVT)
Por isso, Seu testemunho foi infinitamente mais confiável do que as acusações de seus opositores, que desconheciam tanto de onde Ele veio quanto para onde Ele estava indo.
E você? Saberia testemunhar de forma correta sobre de onde Jesus veio e para onde Ele foi?
Reflita sobre isso💭