Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

“Aquele de vocês que nunca pecou atire a primeira pedra!” (João 8:7 NVT)

O capítulo 8 do Evangelho segundo João inicia-se narrando a história de uma mulher apanhada em adultério. Jesus estava no Templo ensinando à multidão, quando os escribas e fariseus interromperam Seus ensinamentos, trazendo aquela mulher e colocando-a no centro para acusá-la e confrontar Jesus:

“Mestre, esta mulher foi pega no ato de adultério. A lei de Moisés ordena que ela seja apedrejada. O que o senhor diz?” (João 8:4-5 NVT)

É evidente que os escribas e fariseus não estavam interessados em justiça, mas buscavam armar uma cilada contra Jesus. Contudo, “Jesus apenas se inclinou e começou a escrever com o dedo na terra” (João 8:6 NVT).

Não havia dúvida sobre a culpa da mulher, pois ela havia sido pega em flagrante e Jesus não refutou a acusação. A questão levantada pelos escribas e fariseus era que, segundo a lei mosaica, a mulher deveria ser condenada à morte (confira Levítico 20:10; Deuteronômio 22:22-24). Assim, caso Jesus se recusasse a aprovar a sentença, seria acusado de desrespeitar a lei de Deus. Entretanto, se Ele concordasse com a execução, poderia ser denunciado às autoridades romanas, já que o Sinédrio não tinha permissão para aplicar a pena de morte.

Jesus, conhecendo a malícia no coração daqueles homens e, visto que continuaram a pressioná-Lo para obter uma resposta, respondeu devolvendo-lhes a questão:

“Aquele de vocês que nunca pecou atire a primeira pedra!”

Com esta declaração, Jesus não minimizou a gravidade do pecado da mulher nem a justificou, mas se recusou a assumir o papel de juiz naquele contexto. Além disso, de acordo com a lei judaica, as testemunhas do crime deveriam ser as primeiras a iniciar a execução, o que exigia que cada acusador reconhecesse sua própria culpa ou se abstivesse de prosseguir com a condenação.

Em seguida, Jesus abaixou-se novamente e continuou escrevendo na terra. “Quando ouviram isso, foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos, até que só restaram Jesus e a mulher no meio da multidão” (João 8:9 NVT). Ou seja, ficou claro que os acusadores não estavam moralmente qualificados para condená-la.

“Então Jesus se levantou de novo e disse à mulher: ‘Onde estão seus acusadores? Nenhum deles a condenou?’. ‘Não, Senhor’, respondeu ela. E Jesus disse: ‘Eu também não a condeno. Vá e não peque mais’.” (João 8:10-11 NVT)

Note que Jesus não emitiu a sentença que os escribas e fariseus aguardavam, mas também não absolveu a mulher de sua responsabilidade. Pelo contrário, Ele a confrontou quanto à necessidade de abandonar o pecado. O verdadeiro arrependimento exige o abandono do mal e mudança de comportamento. Sem isso, não há genuína transformação.

Portanto, se desejamos avaliar se de fato nos convertemos a Deus e experimentamos o arrependimento verdadeiro, é necessário examinar nossas vidas e verificar se estamos realmente deixando o pecado para trás.

 “Porque a tristeza que é da vontade de Deus conduz ao arrependimento e resulta em salvação. Não é uma tristeza que causa remorso. Mas a tristeza do mundo resulta em morte.” (2 Coríntios 7:10 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Culto de Ano Novo!

✨ Esteja conosco!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!