“Jesus, porém, lhes disse: ‘Estarei com vocês só um pouco mais. Então voltarei para aquele que me enviou. Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão. E não poderão ir para onde eu vou’.” (João 7:33-34 NVT)
Enquanto alguns inimigos de Jesus tentaram prendê-Lo, mas sem sucesso, “muitos entre as multidões no Templo creram nEle e diziam: ‘Afinal, alguém espera que o Cristo faça mais sinais do que este homem tem feito?’” (João 7:31 NVT). Os muitos que creram foram levados à fé pelos milagres realizados por Jesus. Esses sinais não apenas cumpriram as profecias do Antigo Testamento (confira Isaías 35:5-6), mas também evidenciaram um poder vindo do alto.
A fé demonstrada por aqueles que creram fez com que os principais sacerdotes e os fariseus tomassem medidas. Eles “enviaram guardas do Templo para prendê-Lo” (João 7:32 NVT), na tentativa de uma prisão oficial. A resposta de Jesus a esta ação foi uma declaração da sua morte iminente:
“Estarei com vocês só um pouco mais. Então voltarei para aquele que me enviou. Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão. E não poderão ir para onde eu vou.”
Essa afirmação gerou curiosidade entre as multidões; alguns especularam que Jesus talvez pretendesse deixar a Palestina para ministrar entre judeus dispersos ou até mesmo entre os gentios (confira João 7:35-36). Contudo, o que Jesus realmente declarou era que Sua missão na Terra estava prestes a ser concluída e que Ele retornaria ao Pai que O havia enviado. Após Sua partida, aquele povo buscaria Sua presença, mas não O encontrariam. Por que não?
“Porque detestaram o conhecimento e escolheram não temer o Senhor. Rejeitaram Seu conselho e ignoraram Sua repreensão.” (Provérbios 1:29-30 NVT)
Além disso, também não encontrariam lugar no céu. Não apenas porque foram excluídos, mas porque sua iniquidade e infidelidade os tornariam desqualificados para “ir onde Jesus vai”. A Parábola das Virgens ilustra bem essa verdade ao descrever como as virgens imprudentes encontraram a porta fechada e clamaram em vão: “Senhor! Senhor! Abra-nos a porta!” (Mateus 25:11 NVT). Portanto, devemos aplicar essas lições em nossas vidas, evitando seguir o exemplo daqueles judeus incrédulos. Tampouco deixemos para buscar o Senhor e Salvador Jesus somente quando for tarde demais.
Pelo contrário, “irmãos, cuidem para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo que os desvie do Deus vivo. Advirtam uns aos outros todos os dias, enquanto ainda é ‘hoje’, para que nenhum de vocês seja enganado pelo pecado e fique endurecido. Porque nos tornaremos participantes de Cristo, se de fato mantivermos firme até o fim a confiança que nEle depositamos no início.”
(Hebreus 3:12-13 NVT)