“Enquanto ensinava no templo, Jesus disse em alta voz: ‘Sim, vocês me conhecem e sabem de onde eu venho’.” (João 7:28a NVT)
O povo judeu aguardava que o Messias surgisse de maneira repentina. Eles pensaram que, por conhecerem Sua origem familiar, Jesus não poderia ser o Messias prometido. Será que eles estavam ignorando as Escrituras? Pois o profeta Miqueias já havia predito que o Messias nasceria em Belém:
“Mas você, ó Belém Efrata, é apenas uma pequena vila entre todo o povo de Judá. E, no entanto, um governante de Israel, cujas origens são do passado distante, sairá de você em meu favor.” (Miqueias 5:2 NVT)
Mas Jesus procurou “refrescar” a memória do povo:
“Sim, vocês me conhecem e sabem de onde eu venho. Mas não estou aqui por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, e vocês não o conhecem. Mas eu o conheço, porque venho dEle, e Ele me enviou a vocês.” (João 7:28-29 NVT)
Jesus os lembrou que, de fato, sabiam de Sua origem; mas o problema maior era que não conheciam a Deus, Aquele que havia enviado o Filho. Ele declarou claramente aos líderes religiosos que conhecia a Deus, que procedera dEle e que fora enviado por Ele.
“Então tentaram prendê-Lo, mas ninguém pôs as mãos nEle, porque ainda não havia chegado Sua hora.” (João 7:30 NVT)
Mesmo com a intenção clara de capturá-Lo, “ninguém pôs as mãos em Jesus”, pois uma restrição divina os impedia. Isso evidencia de forma clara a soberania de Deus, que controla todas as coisas e faz tudo no tempo devido. Além disso, demonstra que tudo o que Cristo sofreu foi resultado de Sua própria vontade e escolha. Ele foi crucificado não por incapacidade de evitar tal atitude dos homens, mas por livre decisão. Sua morte não poderia ter acontecido, e ninguém poderia feri-Lo sem que Deus permitisse. Tudo sempre esteve, estava e está sob o controle e a autoridade do Pai.
Essa verdade deve trazer consolo aos nossos corações, pois vivemos em um mundo criado, sustentado e governado por Deus, que determina os tempos e os acontecimentos. Nada acontece sem Sua permissão. Dores, luto, enfermidades, pobreza ou perseguições jamais nos atingirão sem que Ele permita. Afinal, “o Senhor fez dos céus o Seu trono, de onde reina sobre todas as coisas” (Salmos 103:19 NVT).
Portanto…
“Não tenham medo dos que querem matar o corpo; eles não podem tocar na alma. Temam somente a Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Quanto custam dois pardais? Uma moeda de cobre? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o conhecimento de seu Pai. Quanto a vocês, até os cabelos de sua cabeça estão contados.” (Mateus 10:28-30 NVT)
Uma resposta
Bom dia meus irmãos, toda honra e glória pertence ao senhor Jesus 🙌 Jesus e maravilhoso!!!!!!!