“Então Jesus clamou em alta voz e deu o último suspiro. A cortina do santuário do templo se rasgou em duas partes, de cima até embaixo.” (Marcos 15:37-38 NVT)
Quando nosso Senhor e Salvador soltou seu último suspiro, a obra de expiação pelo pecado do homem foi consumada. O resgate pelos pecadores foi pago! É fundamental lembrarmos que a morte de Cristo na cruz não foi um evento comum, muitos sinais a acompanharam. Um deles foi o escurecimento do sol por três horas:
“Ao meio-dia, desceu sobre toda a terra uma escuridão que durou três horas.” (Marcos 15:33 NVT)
Quando refletimos sobre essa escuridão, devemos nos lembrar das trevas reservadas para todos os pecadores impenitentes. O próprio Filho de Deus ficou privado da luz reconfortante do dia ao carregar sobre Si os nossos pecados e iniquidades. A escuridão representava o julgamento de Deus sobre o pecado, Sua ira derramada sobre Jesus, acompanhada de abandono e solidão, a ponto de fazê-Lo clamar:
“‘Eloí, Eloí, lamá sabactâni?’, que quer dizer: ‘Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?’.” (Marcos 15:34 NVT)
Alguns dos presentes zombavam, dizendo que Jesus chamava por Elias; outro, ao invés de oferecer água, embebeu uma esponja em vinagre e a ergueu para que Jesus bebesse, cumprindo o que estava escrito no Salmo 69:21: “…põem veneno em minha comida; oferecem vinagre para matar minha sede.”
Outro sinal que acompanhou a morte de Jesus foi o rompimento do véu do templo, que separava o lugar Santo do lugar Santíssimo:
“Então Jesus clamou em alta voz e deu o último suspiro. A cortina do santuário do templo se rasgou em duas partes, de cima até embaixo.”
O rompimento do véu nos revela que, pela morte de Cristo, o caminho para o lugar Santíssimo foi aberto. Isso aponta para o fim e a abolição da lei cerimonial para os judeus. Significa que tanto gentios quanto judeus podem se aproximar de Deus com confiança, por meio de Jesus, o único e suficiente Sumo Sacerdote. Isso também nos mostra que o relacionamento entre Deus e o homem foi restaurado. Jesus inaugurou um novo e vivo caminho para a presença de Deus:
“Portanto, irmãos, por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no lugar Santíssimo. Por sua morte, Jesus abriu um caminho novo e vivo através da cortina que leva ao lugar Santíssimo. E, uma vez que temos um Sumo Sacerdote que governa sobre a casa de Deus, entremos com coração sincero e plena confiança, pois nossa consciência culpada foi purificada, e nosso corpo, lavado com água pura.” (Hebreus 10:19-22 NVT)
Soli Deo Gloria