Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“Então Pedro se lembrou das palavras de Jesus: ‘Antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes’. E começou a chorar.” (Marcos 14:72 NVT)

Hoje, vamos refletir sobre o quão longe a fé, até mesmo de cristãos verdadeiros, pode retroceder. Somos informados que, quando Judas Iscariotes e seu grupo prenderam Jesus, todos os discípulos “o abandonaram e fugiram” (Marcos 14:50 NVT). É possível que, até aquele momento, os discípulos estivessem aguardando que Jesus realizasse um milagre e se libertasse. No entanto, quando Ele permitiu ser preso, a coragem e as promessas de lealdade dos discípulos desapareceram por completo.

Dessa fuga dos discípulos, é importante aprendermos a não confiar excessivamente em nossas próprias capacidades. Nunca podemos prever como reagiremos quando submetidos à tentação, ou até onde nossa fé pode vacilar. Um exemplo claro disso está no relato da tripla negação de Pedro em relação a Cristo. Não foi apenas uma vez, mas três!

Sabemos que Simão Pedro foi um dos apóstolos mais proeminentes de Jesus. Ele recebeu elogios especiais do Senhor, experimentou Sua misericórdia, mas também enfrentou correções. Mesmo assim, vemos esse mesmo Pedro ser dominado pelo medo, a ponto de negar o seu Mestre:

“Enquanto isso, Pedro estava lá embaixo, no pátio. Uma das criadas que trabalhava para o sumo sacerdote passou por ali e viu Pedro se aquecendo junto ao fogo. Olhou bem para ele e disse: ‘Você é um dos que estavam com Jesus de Nazaré’. Ele, porém, negou. ‘Não faço a menor ideia do que você está falando!’, disse, e caminhou em direção à saída. Naquele instante, o galo cantou.”

(Marcos 14:66-68 NVT)

Pedro afirmou publicamente que não sabia do que aquela mulher estava falando. Ele declarou não conhecer o Mestre a quem havia seguido por três anos; o Senhor que curou sua sogra; que o levou ao monte da Transfiguração, e também permitiu que ele testemunhasse vários milagres. Pedro não apenas negou conhecer Jesus, mas também praguejou e jurou:

“Quando a criada o viu ali, começou a dizer aos outros: ‘Este homem com certeza é um deles!’. Mas Pedro negou novamente. Um pouco mais tarde, alguns dos que estavam por lá confrontaram Pedro, dizendo: ‘Você deve ser um deles, pois é galileu’. Ele, porém, começou a praguejar e jurou: ‘Não conheço esse homem de quem vocês estão falando!’. E, no mesmo instante, o galo cantou pela segunda vez.” (Marcos 14:69-72 NVT)

Pedro agiu dessa forma, apesar de ter sido claramente advertido sobre seus persistentes protestos de que jamais faria algo assim e afirmado que estava pronto para morrer por Jesus (confira Marcos 14:29-31).

“Então Pedro se lembrou das palavras de Jesus: ‘Antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes’. E começou a chorar.”

Que este relato nos ensine a não basearmos nossa confiança em nós mesmos, nem buscarmos parecer mais espirituais do que os outros. Pois, na tentativa de sermos os mais fortes, podemos nos tornar os mais frágeis; quando pensamos, ou acreditamos, que somos superiores aos outros, nos tornamos os mais falíveis; e aquilo que pode parecer uma pequena tentação, se não vigiarmos e buscarmos o Senhor, pode resultar em uma grande queda!

“Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam. As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, Ele mostrará uma saída para que consigam resistir.”

(1 Coríntios 10:12-13 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.