“Hosana! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Bendito é o reino que vem, o reino de nosso antepassado Davi! Hosana no mais alto céu!” (Marcos 11:9-10 NVT)
Em geral, observamos nos Evangelhos relatos sobre o Senhor Jesus retirando-se para evitar o reconhecimento público. No entanto, no contexto dos versículos de hoje, Ele parece deixar de lado essa característica particular e atrai a atenção do público para Si mesmo. Jesus adentra Jerusalém publicamente, à frente de Seus discípulos, justamente quando milhares de judeus se reuniam na cidade, vindos de diversas regiões, para celebrar a Páscoa.
É importante lembrar que o Senhor Jesus chegou a Jerusalém com o propósito de oferecer Sua vida, e era necessário que toda a cidade soubesse disso. Assim, Ele atraiu a atenção de líderes, sacerdotes, anciãos e escribas. O grande ato expiatório pelos pecados do mundo estava prestes a ser realizado e, em sua entrada triunfal, Jesus determinou que Sua morte fosse, de maneira destacada, uma morte pública.
Todas as nossas esperanças provêm da morte de Jesus, e sem ela, não estaríamos seguros. Por isso, devemos nos alegrar no grandioso fato de que Cristo morreu por nós! A vinda de Jesus ao mundo foi planejada na eternidade. Deus Pai o enviou, e Ele, de forma voluntária, entregou-se. Jesus veio para dar Sua vida, portanto, não houve nenhuma improvisação ou surpresa naquele momento.
Sua entrada em Jerusalém não foi como um conquistador político, mas como o Redentor! Ao entrar montado em um jumentinho (confira Marcos 11:1-8), Jesus estava declarando que Seu reino era de paz e, por ser um reino espiritual, o ser humano seria incapaz de compreender, a menos que fosse iluminado pelo Espírito Santo.
Tanto a multidão que estava em Jerusalém, quanto aquela que O acompanhava proclamavam:
“Hosana! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Bendito é o reino que vem, o reino de nosso antepassado Davi! Hosana no mais alto céu!”
A palavra “Hosana” é um clamor pelo Salvador e significa “salvar agora”, ou “salve, nós suplicamos”. Eles o saudaram como aquele que “vem em nome do Senhor”, como o representante (embaixador) de Deus para o mundo. Ele é o bendito Salvador!
Apesar de Sua aparência simples, Jesus tem um Reino que deveria ser brevemente estabelecido, “o reino de nosso antepassado Davi”. O reino que lhe fora prometido e à sua descendência para sempre. Mas Jesus é maior do que Davi! Davi inaugurou um reino terrestre e temporário, mas o Reino de Cristo é celestial e eterno. Portanto, louvemos o nosso Deus, que está nas alturas, acima de tudo e de todos, e que é o Deus bendito para sempre! Pois, verdadeiramente…
“A salvação vem de nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro! Louvor e glória e sabedoria, gratidão e honra, força e poder pertencem a nosso Deus, para todo o sempre. Amém!”
(Apocalipse 7:10,12 NVT)