“De onde vêm as discussões e brigas em seu meio? Acaso não procedem dos prazeres que guerreiam dentro de vocês?” (Tiago 4:1 NVT)
Ao longo da história, os conflitos armados marcaram a humanidade. No entanto, o foco de Tiago não são as guerras entre nações, mas as batalhas internas que cada um de nós enfrenta.
Em outras palavras, experimentamos uma guerra interior que se manifesta externamente. Ao invés de vivermos em paz, frequentemente nos encontramos em atritos uns com os outros. Para Tiago, a origem de todos esses conflitos externos reside em nossas lutas internas. Nosso coração é a fonte de todas as guerras:
“Mas, se em seu coração há inveja amarga e ambição egoísta, não encubram a verdade com vanglórias e mentiras. Pois onde há inveja e ambição egoísta, também há confusão e males de todo tipo.” (Tiago 3:14,16 NVT)
Em essência, o pecado nasce do egoísmo. Eva, por ambição, desejou ser como Deus (confira Gênesis 3:5,6). Abraão, por medo, mentiu sobre Sara (confira Gênesis 12:11-13). Acã, por cobiça, trouxe a derrota a Israel (confira Josué 7:1). Tiago e João, por ambição, disputavam lugares de destaque (confira Marcos 10:35-37). Em diferentes momentos, todos nós agimos como eles.
Tiago nos mostra que esses desejos egoístas levam a ações e orações equivocadas:
“Querem o que não têm, e até matam para consegui-lo. Invejam o que outros possuem, lutam e fazem guerra para tomar deles. E, no entanto, não têm o que desejam porque não pedem. E, quando pedem, não recebem, pois seus motivos são errados; pedem apenas o que lhes dará prazer.” (Tiago 4:2,3 NVT)
Ou seja, devemos combater essas batalhas internas por meio da oração, buscando o auxílio do Espírito Santo. No entanto, se nossas orações forem vazias e motivadas por interesses egoístas, nossa vida inteira se torna desalinhada. Consequentemente, nosso relacionamento com Deus será comprometido e seremos conduzidos a relacionamentos errôneos com os nossos irmãos.
“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês. Lavem as mãos, pecadores; purifiquem o coração, vocês que têm a mente dividida. Que haja lágrimas, lamentação e profundo pesar. Que haja choro em vez de riso, e tristeza em vez de alegria. Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os exaltará.” (Tiago 4:7-10 NVT)