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“Jesus lhes disse: ‘Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos’.” (Marcos 16:15 NVT)

Em qualquer parte do mundo, o ser humano, por natureza é pecador, corrupto, desprovido de santidade, sem fé, sem amor e destituídos da glória de Deus. Dessa forma, não importa a nação, etnia ou cor da pele, todo descendente de Adão necessita de salvação. Com base nesse entendimento, podemos perceber de maneira mais clara a missão que Jesus confiou a Seus discípulos:

“Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos.”

O Senhor Jesus deixou evidente qual seria a responsabilidade dos discípulos até Sua volta: proclamar o Evangelho a todos os homens. Vale ressaltar que, anteriormente, os discípulos foram enviados apenas às ovelhas perdidas da casa de Israel:

“Jesus enviou os Doze com as seguintes instruções: ‘Não vão aos gentios nem aos samaritanos; vão, antes, às ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem que o Reino dos Céus está próximo’.”

(Mateus 10:5 NVT)

Entretanto, agora a missão dos discípulos é expandida, e eles são ordenados a ir ao mundo todo, e pregar sobre a vida, morte e ressurreição de Cristo. Isso é o Evangelho! O propósito de Deus é que essa mensagem seja proclamada globalmente, por toda a igreja, a todas as criaturas.

“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem se recusar a crer será condenado.” (Marcos 16:16 NVT)

O Evangelho é percebido como boas-novas somente por aqueles que o recebem e creem. E, ao mesmo tempo em que proporciona salvação aos que crentes, traz condenação para aqueles que persistem na incredulidade. O que crê deve ser batizado e integrado à comunhão da igreja; assim, a fé precede o batismo.

“Pois, pelo batismo, morremos e fomos sepultados com Cristo. E, assim como Ele foi ressuscitado dos mortos pelo poder glorioso do Pai, agora nós também podemos viver uma nova vida.” (Romanos 6:4 NVT)

O batismo é uma expressão pública da fé; portanto, uma pessoa pode ser salva sem o batismo, mas nunca poderá ser salva sem crer em Jesus. O batismo é uma ordenança estabelecida por Cristo, e deve ser aceito com reverência; no entanto, não devemos nos apegar ao sinal externo, mas Naquele que ordenou que fôssemos batizados.

Outro aspecto importante é que não é a ausência do batismo que resulta em condenação, mas a recusa em crer nas boas-novas. Jesus não está dizendo que o batismo é imprescindível para a salvação, mas sim que, quem é salvo deve ser batizado. Assim, a rejeição de Cristo é que conduz à condenação eterna; pois, “quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna. Quem não obedece ao Filho não tem a vida eterna, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (João 3:36 NVT).

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mateus 28:19 NVT)

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