“Agora vão e digam aos discípulos, incluindo Pedro, que Jesus vai adiante deles à Galileia. Vocês o verão lá, como Ele lhes disse.” (Marcos 16:7 NVT)
Após perceberem que a pedra já havia sido retirada, as mulheres viram “ao entrarem no túmulo, um jovem vestido de branco sentado do lado direito” (Marcos 16:5 NVT) e ficaram espantadas e atemorizadas. Porém, imediatamente, foram consoladas pelo anjo:
“Não tenham medo. Vocês procuram Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou! Vejam, este é o lugar onde haviam colocado seu corpo.” (Marcos 16:6 NVT)
O anjo menciona Jesus como alguém que foi crucificado, ou seja, esse evento já pertence ao passado. Ele foi crucificado, mas já ressuscitou! Portanto, em vez de ungir o Cristo crucificado, elas poderiam se alegrar no Cristo vivo. Baseando-se nessa verdade, o anjo encarrega aquelas mulheres:
“Agora vão e digam aos discípulos, incluindo Pedro, que Jesus vai adiante deles à Galileia. Vocês o verão lá, como Ele lhes disse.”
Os mesmos discípulos que prometeram lealdade até a morte, mas fugiram, são alvo do cuidado de Jesus, o bom Pastor. Note que Pedro, que havia negado ao Senhor três vezes, foi mencionado especialmente por nome, não como uma indireta ou para indicar uma posição elevada. O anjo menciona Pedro para assegurar-lhe que ele não seria discriminado por ter negado Jesus. Assim, os discípulos, incluindo Pedro, deveriam ser lembrados de que o Senhor Jesus iria à frente deles na Galileia, como já havia afirmado:
“No caminho, Jesus disse: ‘Todos vocês me abandonarão, pois as Escrituras dizem: Deus ferirá o pastor, e as ovelhas serão dispersas. Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês à Galileia’.”
(Marcos 14:27-28 NVT)
Após ouvirem a mensagem do anjo, as mulheres deixaram o sepulcro, tremendo e confusas, porém, “não disseram coisa alguma a ninguém, pois estavam assustadas demais” (Marcos 16:8 NVT). Jesus já havia anunciado que ressuscitaria; se aquelas mulheres, assim como os discípulos, tivessem prestado atenção e dado crédito à mensagem, teriam ido ao sepulcro, aguardando encontrá-Lo ressuscitado. Além disso, teriam recebido a notícia da ressurreição de Cristo com júbilo, e não com espanto.
Contudo, o silêncio das mulheres não foi duradouro:
“Quando Jesus ressuscitou dos mortos, no domingo de manhã, bem cedo, a primeira pessoa que o viu foi Maria Madalena, a mulher de quem Ele havia expulsado sete demônios. Ela foi aos discípulos, que lamentavam e choravam, e contou o que havia acontecido.” (Marcos 16:9-10 NVT)
Oremos! Para que nossos receios e ansiedades não nos impeçam de proclamar as boas-novas do Evangelho! 🙌