“Mas, quando chegaram, foram verificar e viram que a pedra, que era muito grande, já havia sido removida.” (Marcos 16:4 NVT)
As mulheres, além de se prepararem para levar especiarias com a intenção de ungir o corpo de Jesus, enfrentaram uma nova preocupação enquanto caminhavam:
“No caminho, perguntavam umas às outras: ‘Quem removerá para nós a pedra da entrada do túmulo?’” (Marcos 16:3 NVT)
Era uma questão realmente relevante, já que a pedra era imensa. No entanto, havia ainda um desafio mais significativo: atravessar a guarda dos soldados que vigiavam o sepulcro. Mesmo assim, o amor profundo daquelas mulheres por Jesus as levou a seguir adiante, e, ao chegarem no local, “foram verificar e viram que a pedra, que era muito grande, já havia sido removida”. Isso nos ensina que, àqueles que se entregam a buscar a Cristo com diligência, ainda que encontrem obstáculos pelo caminho, será providenciado o auxílio necessário para que persistam em sua busca.
A pedra removida deve ser entendida como a porta do sepulcro que foi aberta. Ela foi retirada e, o nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo, ressurgiu com vida, vitorioso e triunfante. A morte foi derrotada!
“A morte foi engolida na vitória. Ó morte, onde está sua vitória? Ó morte, onde está seu aguilhão? O pecado é o aguilhão da morte que nos fere, e a lei é o que torna o pecado mais forte. Mas graças a Deus, que nos dá vitória sobre o pecado e sobre a morte por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!”
(1 Coríntios 15:54-56 NVT)
A pedra removida representa o marco da vitória de Cristo sobre a morte. Jesus eliminou o aguilhão da morte e triunfou sobre ela. Assim, o túmulo não marca o fim da nossa existência. A morte não é mais a palavra final. A cruz não é o término da história. Cristo ressuscitou! A ressurreição de Jesus é o alicerce do cristianismo. Nosso Redentor não se encontra no sepulcro, pois ele está vazio. Portanto, a morte não possui mais nenhum domínio sobre Ele (confira Romanos 6:9-10).
Por isso, a ressurreição de Cristo deve estar no centro da confissão de cada cristão verdadeiro, pois…
“Se nossa esperança em Cristo vale apenas para esta vida, somos os mais dignos de pena em todo o mundo. Mas Cristo de fato ressuscitou dos mortos. Ele é o primeiro fruto da colheita de todos que adormeceram. Uma vez que a morte entrou no mundo por meio de um único homem, agora a ressurreição dos mortos começou por meio de um só homem. Assim como todos morremos em Adão, todos que são de Cristo receberão nova vida. Mas essa ressurreição tem uma sequência: Cristo ressuscitou como o primeiro fruto da colheita, e depois todos que são de Cristo ressuscitarão quando Ele voltar.” (1 Coríntios 15:20-23 NVT)
Solus Christus