“Vocês estudam minuciosamente as Escrituras porque creem que elas lhes dão vida eterna. Mas as Escrituras apontam para mim!” (João 5:39 NVT)
Para encerrar a lista de evidências sobre o testemunho da divindade de Jesus, Ele menciona as Escrituras, referindo-se claramente ao Antigo Testamento. Com essas palavras, Jesus revela uma verdade fundamental que muitos tendem a ignorar: cada parte da Bíblia visa apontar para Cristo, ou seja, ensinar sobre Ele.
Cristo não está apenas nos Evangelhos e nas Epístolas; Ele pode ser encontrado, direta ou indiretamente, na Lei, nos Salmos e nos Profetas. Suas promessas estão nas alianças feitas com Adão, Abraão, Moisés e Davi. Ele é revelado nas figuras e símbolos da lei cerimonial, bem como nas profecias de Isaías e dos outros profetas.
“Vocês estudam minuciosamente as Escrituras porque creem que elas lhes dão vida eterna. Mas as Escrituras apontam para mim!”
Assim, fica claro o motivo pelo qual tantas pessoas têm pouca compreensão dessas verdades: elas não examinam as Escrituras nem se aprofundam nesse extraordinário tesouro de sabedoria e conhecimento. A leitura bíblica sincera, diária e constante é o verdadeiro segredo para que alguém permaneça firme na fé. Negligenciar isso tem sido a causa de diversos equívocos, bem como de morte espiritual:
“E, no entanto, vocês se recusam a vir a mim para receber essa vida.” (João 5:40 NVT)
Esse é o motivo pelo qual muitos estão perdidos. No último dia, será evidente que a ausência do desejo em buscar a Cristo para obter salvação é a razão pela qual muitos serão condenados. E, para que os judeus não pensassem que Jesus os criticava por algum ressentimento pela aprovação deles, Ele declarou:
“Sua aprovação não vale nada para mim, pois eu sei que o amor a Deus não está em vocês.” (João 5:41-42 NVT)
Jesus não dependia, e não depende, do louvor dos homens, pois Seu objetivo era agradar ao Pai. Mesmo que fosse rejeitado, isso não diminuiria Sua glória. Contudo, ao rejeitá-Lo, aquele povo demonstrou completa falta de amor por Deus Pai.
“Eu vim em nome de meu Pai, e vocês me rejeitaram. Se outro vier em seu próprio nome, vocês o receberão. Não é de admirar que não possam crer, pois vocês honram uns aos outros, mas não se importam com a honra que vem do único Deus!” (João 5:43-44 NVT)
Com essas palavras, Jesus pretendia demonstrar que os judeus não eram sinceros em sua vida religiosa. Apesar de parecerem interessados em ouvir e aprender, estavam mais focados em agradar uns aos outros do que a Deus. Portanto, que não tenhamos esse mesmo comportamento, pois, se tivermos essa mentalidade, nunca chegaremos a crer verdadeiramente! Devemos examinar se desejamos, de forma genuína e em primeiro lugar, a glória de Deus.
“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome seja toda a glória, por teu amor e por tua fidelidade.” (Salmos 115:1 NVT)