“Sim, eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pasto.” (João 10:9 NVT)
O capítulo 10 do Evangelho de João dá continuidade ao tema abordado por Jesus no capítulo anterior. Nos primeiros versículos (confira João 10:1-5), Jesus utiliza uma parábola para tratar diretamente dos líderes religiosos corruptos de Sua época, representados pelos escribas e fariseus. Ele se refere a esses falsos mestres como “ladrões e assaltantes”, explicando que eles não entram pela porta, mas “entram no curral das ovelhas às escondidas, por sobre a cerca” (João 10:1 NVT). E qual é a porta pela qual esses “ladrões e assaltantes” se recusam a passar? A porta é o próprio Jesus:
“Eu lhes digo a verdade: eu sou a porta das ovelhas. Todos que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.” (João 10:7-8 NVT)
Cristo deve ser o fundamento de todo ministro do Evangelho. Assim, o pastor que reverencia profundamente a Cristo atuará de acordo com a vontade de Deus e terá alegria em honrá-Lo. Por outro lado, aquele que não exalta a Cristo demonstra ser um “ladrão e assaltante” que não entrou pela porta, mas assumiu a função de maneira ilícita, guiado por interesses terrenos e ambições pessoais, ao invés de um desejo genuíno de glorificar o Senhor.
Lamentavelmente, muitos líderes religiosos nos dias atuais nada sabem sobre Cristo. Não passaram pela “porta” e, por isso, são desqualificados para mostrá-la a outros. Esses líderes, que não são convertidos, causam grandes danos à igreja, pois atuam como cegos que conduzem outros cegos!
Jesus disse:
“Sim, eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pasto.”
Por natureza, estamos distantes de Deus. O pecado cria uma barreira entre nós e o Criador (confira Isaías 59:1-2). A consciência da santidade de Deus nos mantém distantes dEle. E, com um coração que naturalmente está em inimizade, nossas ações nos afastam ainda mais.
Então, como podemos nos aproximar de Deus? De que forma podemos ser declarados justos diante dEle? Como pecadores podem ser reconciliados com o Criador?
Jesus providenciou a resposta a todas estas questões. Por meio de Seu sacrifício perfeito na cruz, Ele “morreu pelos pecadores a fim de conduzi-los a Deus” (1 Pedro 3:18 NVT). Cristo é capaz de salvar plenamente todos aqueles que, por meio dEle, se aproximam do Pai. Ele é a porta, e ninguém pode chegar a Deus de outra maneira. Ao passarmos pela porta, encontramos suprimento abundante e constante; podemos entrar e sair, vivendo em liberdade e paz com Deus.
“Portanto, irmãos, por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no lugar santíssimo. Por sua morte, Jesus abriu um caminho novo e vivo através da cortina que leva ao lugar santíssimo.” (Hebreus 10:19-20 NVT)