Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Natal da IBEC ocorrerá no dia 25/12/2024 às 20h – Esperamos por vocês!

“O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a em meus olhos e disse: ‘Vá lavar-se no tanque de Siloé’. Eu fui e me lavei, e agora posso ver!’.” (João 9:11 NVT)

O evangelista João prossegue narrando os desdobramentos do encontro entre Jesus e um homem cego de nascença. Após responder à indagação dos discípulos sobre a causa da cegueira física daquele homem, “Jesus cuspiu no chão, misturou a terra com saliva e aplicou-a nos olhos do cego. Em seguida, disse: ‘Vá lavar-se no tanque de Siloé’ (que significa ‘enviado’). O homem foi, lavou-se e voltou enxergando” (João 9:6-7 NVT).

Ao curar aquele homem, Jesus poderia, se assim quisesse, tê-lo tocado ou simplesmente proferido uma palavra. No entanto, Ele “cuspiu no chão, misturou a terra com saliva e aplicou-a nos olhos do cego”. Jesus utilizou elementos frágeis e insignificantes para cumprir Seus propósitos, demonstrando-nos que, ao conceder Suas bênçãos, Ele não se limita a métodos específicos.

Em seguida, Jesus suscitou a fé e a obediência daquele homem. Seria ele influenciado pelas tradições dos anciãos, que proibiam lavar os olhos, mesmo medicinalmente, no sábado? Jesus instruiu aquele homem a lavar seus olhos no tanque de Siloé, e note que João destaca o significado do nome “Siloé” que equivale a “enviado”. Cristo é o Enviado de Deus! O homem, por sua vez, acatou a ordem de Jesus: “foi, lavou-se e voltou enxergando”.

Este milagre gerou muitos questionamentos. Os vizinhos que conviviam com o homem desde o nascimento, sabendo que ele era cego, questionavam se aquele era, de fato, o mesmo homem que costumava pedir esmolas. Alguns concordavam, outros discordavam. Essa controvérsia foi rapidamente resolvida pelo próprio homem: “Sim, sou eu mesmo!” (confira João 9:8-9).

Contudo, aqueles vizinhos não se contentaram e, ao invés de glorificar a Deus, persistiram em indagar sobre quem o havia curado e como tudo ocorrera. Em resposta a essas perguntas, o homem, antes cego, ofereceu um testemunho conciso e direto:

“O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a em meus olhos e disse: ‘Vá lavar-se no tanque de Siloé’. Eu fui e me lavei, e agora posso ver!’.”

Seu testemunho foi simples, mas persuasivo. Ele relatou os fatos de sua cura, atribuindo o crédito Àquele que havia realizado o milagre.

Ao testemunharmos sobre Cristo, muitas vezes despertamos em alguns o desejo de conhecê-Lo (confira João 9:12); no entanto, em outras ocasiões, também pode suscitar inveja, levando outros a questionar o próprio Senhor (confira João 9:16). A questão fundamental é: os olhos de nosso entendimento foram abertos? Nós enxergamos? Possuímos vida espiritual? Independentemente da situação, nosso testemunho precisa ser firme, à semelhança daquele homem:

“Uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo!” (João 9:25 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Natal no Sertão UAI

Viagem Missionária

Culto dos Adolescentes

O Último do Ano

Culto Especial de Natal

🎄 Esteja conosco!

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Culto de Ano Novo!

✨ Esteja conosco!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!