Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a em meus olhos e disse: ‘Vá lavar-se no tanque de Siloé’. Eu fui e me lavei, e agora posso ver!’.” (João 9:11 NVT)

O evangelista João prossegue narrando os desdobramentos do encontro entre Jesus e um homem cego de nascença. Após responder à indagação dos discípulos sobre a causa da cegueira física daquele homem, “Jesus cuspiu no chão, misturou a terra com saliva e aplicou-a nos olhos do cego. Em seguida, disse: ‘Vá lavar-se no tanque de Siloé’ (que significa ‘enviado’). O homem foi, lavou-se e voltou enxergando” (João 9:6-7 NVT).

Ao curar aquele homem, Jesus poderia, se assim quisesse, tê-lo tocado ou simplesmente proferido uma palavra. No entanto, Ele “cuspiu no chão, misturou a terra com saliva e aplicou-a nos olhos do cego”. Jesus utilizou elementos frágeis e insignificantes para cumprir Seus propósitos, demonstrando-nos que, ao conceder Suas bênçãos, Ele não se limita a métodos específicos.

Em seguida, Jesus suscitou a fé e a obediência daquele homem. Seria ele influenciado pelas tradições dos anciãos, que proibiam lavar os olhos, mesmo medicinalmente, no sábado? Jesus instruiu aquele homem a lavar seus olhos no tanque de Siloé, e note que João destaca o significado do nome “Siloé” que equivale a “enviado”. Cristo é o Enviado de Deus! O homem, por sua vez, acatou a ordem de Jesus: “foi, lavou-se e voltou enxergando”.

Este milagre gerou muitos questionamentos. Os vizinhos que conviviam com o homem desde o nascimento, sabendo que ele era cego, questionavam se aquele era, de fato, o mesmo homem que costumava pedir esmolas. Alguns concordavam, outros discordavam. Essa controvérsia foi rapidamente resolvida pelo próprio homem: “Sim, sou eu mesmo!” (confira João 9:8-9).

Contudo, aqueles vizinhos não se contentaram e, ao invés de glorificar a Deus, persistiram em indagar sobre quem o havia curado e como tudo ocorrera. Em resposta a essas perguntas, o homem, antes cego, ofereceu um testemunho conciso e direto:

“O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a em meus olhos e disse: ‘Vá lavar-se no tanque de Siloé’. Eu fui e me lavei, e agora posso ver!’.”

Seu testemunho foi simples, mas persuasivo. Ele relatou os fatos de sua cura, atribuindo o crédito Àquele que havia realizado o milagre.

Ao testemunharmos sobre Cristo, muitas vezes despertamos em alguns o desejo de conhecê-Lo (confira João 9:12); no entanto, em outras ocasiões, também pode suscitar inveja, levando outros a questionar o próprio Senhor (confira João 9:16). A questão fundamental é: os olhos de nosso entendimento foram abertos? Nós enxergamos? Possuímos vida espiritual? Independentemente da situação, nosso testemunho precisa ser firme, à semelhança daquele homem:

“Uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo!” (João 9:25 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!