Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Natal da IBEC ocorrerá no dia 25/12/2024 às 20h – Esperamos por vocês!

“Devemos cumprir logo as tarefas que nos foram dadas por aquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Mas, enquanto estou aqui no mundo, eu sou a luz do mundo.” (João 9:4-5 NVT)

O capítulo 9 do Evangelho segundo João inicia com a narrativa do encontro entre Jesus, Seus discípulos e um homem cego desde o nascimento. Ao avistá-lo, os discípulos levantaram uma questão bastante peculiar:

“Rabi, por que este homem nasceu cego? Foi por causa de seus próprios pecados ou dos pecados de seus pais?” (João 9:2 NVT)

A curiosidade dos discípulos era movida por um interesse teológico, e não por empatia. Sua pergunta baseava-se em Êxodo 34:7, que os judeus interpretavam como uma indicação de que, se alguém enfrentava enfermidades, era consequência dos pecados cometidos por seus ancestrais. Além disso, eles ainda consideravam a possibilidade de o homem ter pecado antes mesmo de nascer. Entretanto, Jesus rejeitou ambas as hipóteses:

“Jesus respondeu: ‘Nem uma coisa nem outra. Isso aconteceu para que o poder de Deus se manifestasse nele’.” (João 9:3 NVT)

Com essa resposta, Jesus não estava negando que o homem e seus pais fossem pecadores. O que Ele afirmou é que a condição de cegueira daquele homem não era resultado direto de pecados específicos de sua vida ou de sua família. Deus permitiu que ele nascesse cego para que, através dele, Suas obras poderosas pudessem ser manifestas.

“Devemos cumprir logo as tarefas que nos foram dadas por aquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Mas, enquanto estou aqui no mundo, eu sou a luz do mundo.” 

Essa declaração se aplicava completamente a Jesus: Ele sabia do tempo limitado que tinha em Seu ministério terreno para cumprir as obras designadas pelo Pai. Sua dedicação era total, e Ele via sua missão como essencial, comparando-a a alimento e bebida (confira João 4:34). Ele também advertiu sobre o momento em que o trabalho não seria mais possível: “a noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar”.

Esse é um excelente lembrete para todos os cristãos: o tempo que temos agora é a oportunidade de realizar as obras que glorificam a Deus. Precisamos usá-lo com sabedoria! Sempre que tivermos a chance de realizar algo, devemos fazer com toda a nossa dedicação, “pois quando descermos à sepultura não haverá trabalho, nem planos, nem conhecimento, nem sabedoria” (Eclesiastes 9:10 NVT). Portanto, oremos, leiamos as Escrituras e façamos o bem a todos; resistamos à procrastinação com a mesma determinação com que resistimos ao mal.

Enquanto esteve no mundo, Jesus era a luz do mundo de forma direta – Ele declarou isso claramente. Por meio de Seus milagres e ensinamentos, as pessoas testemunharam a luz em sua plenitude. Hoje, não devemos esquecer que Jesus continua sendo a luz do mundo, e todos os que O seguem recebem a promessa de que “não andarão no escuro, pois terão a luz da vida” (João 8:12 NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Natal no Sertão UAI

Viagem Missionária

Culto dos Adolescentes

O Último do Ano

Culto Especial de Natal

🎄 Esteja conosco!

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Culto de Ano Novo!

✨ Esteja conosco!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!