“Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que realizo. O Pai me deu essas obras para concluir, e elas provam que Ele me enviou.” (João 5:36 NVT)
Os falsos mestres insistem em propagar que Jesus não era Deus e utilizam com frequência o seguinte versículo para apoiar essa ideia:
“Não posso fazer coisa alguma por minha própria conta. Julgo conforme aquilo que Deus me diz. Logo, meu julgamento é justo, pois não faço minha própria vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou.” (João 5:30 NVT)
Eles alegam que, já que Jesus não poderia agir por Si mesmo, então Ele seria apenas um homem. Porém, essa passagem, na verdade, prova o oposto. Os seres humanos têm liberdade para agir de acordo ou contra a vontade de Deus, mas Jesus, por Sua natureza, não poderia fazer o mesmo. Ele jamais tomou uma atitude que fosse contrária à vontade de Deus Pai; portanto, essa afirmação, na verdade, distingue Jesus de todos os outros homens.
Assim como o Senhor Jesus ouvia a voz do Pai e recebia orientações dEle diariamente, dessa mesma forma Ele pensava, ensinava e agia. O termo “julgar” aqui não tem o sentido de decidir questões legais, mas de escolher o que era certo e adequado para Ele fazer e falar. Dessa forma, Suas decisões não foram influenciadas por qualquer tipo de interesse pessoal, pois o nosso Salvador nunca teve motivações egoístas.
Jesus apresentou várias provas de Sua divindade: o testemunho de João Batista (confira João 5:32-35); o testemunho do Pai (confira João 5:37-38); o testemunho das Escrituras (confira João 5:39-47) e o testemunho de Suas obras:
“Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que realizo. O Pai me deu essas obras para concluir, e elas provam que Ele me enviou.”
O testemunho de João Batista não foi a principal prova da divindade de Jesus. Os milagres que o Pai Lhe deu para realizar testemunham confirmando que Ele realmente foi enviado pelo Pai. Embora outros homens também tenham realizado milagres, nenhum deles possuía o poder de conceder essa capacidade a outros.
Contudo, Jesus não apenas realizou milagres; Ele também deu aos Seus discípulos a autoridade para fazer o mesmo. Além disso, os milagres realizados por Cristo estavam preditos nas profecias do Antigo Testamento sobre o Messias. Por isso, os milagres do nosso Senhor e Salvador Jesus são únicos! Pois…
“O Pai, que me enviou, testemunhou, Ele próprio, a meu respeito!” (João 5:37 NVT)
Portanto, diante de tantos testemunhos, podemos ter plena certeza, sem qualquer dúvida: Jesus Cristo é 100% Deus, 100% Homem!