“Não fiquem tão surpresos! Na verdade, vem o tempo em que todos os mortos ouvirão, em seus túmulos, a voz do Filho de Deus e ressuscitarão. Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para terem vida eterna, e aqueles que continuaram a fazer o mal ressuscitarão para serem julgados.” (João 5:28-29 NVT)
Jesus já havia afirmado que quem ouve Suas palavras e crê nAquele que o enviou “tem a vida eterna”. Ele não fala que receberá a vida eterna no futuro, mas que possui agora, no presente. Jesus também declarou que aquele que já tem a vida eterna não entrará em julgamento (confira João 5:24). Isso significa que ele não está condenado agora e nunca será condenado futuramente. Por quê? Porque Cristo pagou toda a dívida na cruz, e Deus, o Pai, não exigirá o pagamento dessa dívida duas vezes. Jesus completou a obra da nossa salvação, e nada, absolutamente nada, pode ser acrescentado a algo que já foi consumado.
Jesus prosseguiu:
“E eu lhes asseguro que está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os mortos ouvirão minha voz, a voz do Filho de Deus. E aqueles que a ouvirem viverão.” (João 5:25 NVT)
Quando Jesus declarou que a hora estava chegando “e de fato já chegou”, Ele estava falando de Sua vinda. Os mortos indicados aqui são aqueles que estão espiritualmente mortos, em sua desobediência e muitos pecados (confira Efésios 2:1-3). Eles ouvem a voz do Filho de Deus quando o Evangelho é proclamado; e, ao ouvirem, passam da morte para a vida!
Como isso é possível? Jesus esclarece que, assim como o Pai é a fonte e o doador da vida, Ele também decretou que o Filho tivesse a vida em Si mesmo e pudesse outorgá-la a outros (confira João 5:26-27). ). A vida foi concedida a cada um de nós pelo Senhor, mas jamais foi dada a Ele! Desde a eternidade, Ele é Deus (confira Salmos 90:2).
Sem dúvida, enquanto Jesus explicava Sua igualdade com Deus Pai, os judeus que o ouviram ficaram perplexos. Então Jesus acrescentou:
“Não fiquem tão surpresos! Na verdade, vem o tempo em que todos os mortos ouvirão, em seus túmulos, a voz do Filho de Deus e ressuscitarão. Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para terem vida eterna, e aqueles que continuaram a fazer o mal ressuscitarão para serem julgados.”
Todos os mortos um dia ressuscitarão! Ou seja, a morte não é o fim de tudo. Quer queiram ou não, todos sairão de seus túmulos no último dia. Ninguém escapará do chamado de Cristo; quando Sua voz os convocar à Sua presença, todos obedecerão.
Jesus também deixa claro que nem todos serão salvos: alguns ressuscitarão para receber a vida eterna, enquanto outros ressuscitarão para serem condenados. É crucial ressaltar que Jesus não está ensinando que “aqueles que fizeram o bem” serão salvos por causa de suas ações. Ninguém é salvo por fazer o bem, mas faz o bem porque já foi salvo. As boas obras não são a origem da salvação, mas o fruto dela. Assim, a expressão “aqueles que continuaram a fazer o mal refere-se às pessoas que nunca foram salvas. Estes também ressuscitarão, mas serão destinados à condenação eterna.
“Agora, filhinhos, permaneçam nEle para que, quando Ele voltar, estejamos confiantes e não nos afastemos dEle, envergonhados.” (1 João 2:28 NVT)