Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

“Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: ‘Agora você está curado; deixe de pecar, para que nada pior lhe aconteça’.” (João 5:14 NVT)

Nos Evangelhos, encontramos um registro fiel de “tudo que Jesus começou a fazer e a ensinar” (Atos 1:1). O que Jesus ensinava explicava Suas ações, e Suas ações confirmavam Seu ensino. No capítulo 5 do Evangelho de João, vemos tanto um milagre quanto um sermão profundo e instrutivo.

No contexto deste trecho, aprendemos sobre a grande miséria que o pecado trouxe ao mundo (confira João 5:2-4). O texto descreve um homem que esteve enfermo por trinta e oito anos (João 5:5). Ele vivia sem amigos, sem auxílio e sem esperança. Os anos se passaram, e ele permaneceu enfermo. Ao lermos sobre casos de enfermidade como esse, convém relembrar sobre o quanto devemos odiar o pecado. Deus não criou o ser humano para ser assolado por dores, sofrimentos ou doenças; essas coisas são consequências da Queda!

Jesus notou aquele homem que, embora esquecido pela multidão, não passou despercebido aos olhos de Cristo. Em Sua onisciência, Jesus sabia exatamente quanto tempo o homem se encontrava nessa condição e teve compaixão dele. De maneira inesperada, perguntou ao enfermo:

“Você gostaria de ser curado?” (João 5:6 NVT)

Jesus já sabia que esse era o desejo mais profundo daquele homem! Mas queria que ele reconhecesse sua própria impotência e desesperada necessidade de cura. No entanto, a resposta do homem refletiu que ele pensava numa cura baseada em seus próprios esforços: “Não consigo, senhor, pois não tenho quem me coloque no tanque quando a água se agita. Alguém sempre chega antes de mim” (João 5:7 NVT).

Jesus simplesmente deu uma ordem, e uma nova vida começou a fluir nos membros daquele homem, antes paralisados ​​pela enfermidade. Ele foi curado imediatamente (confira João 5:8-9)! Assim como no caso do filho do oficial romano, a cura foi instantânea, não gradual. O homem creu e obedeceu ao comando de Jesus, ele “pegou sua maca e começou a andar”.

Esse milagre ocorreu no sábado, dia em que os judeus foram proibidos de realizar qualquer tipo de trabalho. Por isso, ao verem o homem carregando sua maca (que poderia ser uma almofada ou um pequeno colchão) no sábado, eles o confrontaram. Mas o homem, agora curado, explicou que Aquele que o curara havia ordenado que ele fizesse isso (confira João 5:10-11).

Os judeus quiseram saber quem ousara dar ao homem essa orientação que “quebrava” a tradição do sábado, mas o homem ainda não sabia quem era Jesus naquele momento. Era também impossível identificá-lo, pois “Jesus havia desaparecido no meio da multidão” (João 5:13 NVT). Mais tarde, Jesus encontrou o homem curado no templo e lhe disse: “Agora você está curado; deixe de pecar, para que nada pior lhe aconteça”.

Com essa advertência, Jesus queria que o homem entendesse que o pecado traz consequências muito piores que a doença física. Aqueles que morrem em seus pecados enfrentam o sofrimento eterno. Jesus demonstrou amor e misericórdia ao curar aquele homem; portanto, seria um grande erro se ele voltasse a viver no mesmo tipo de pecado que, possivelmente, foi a origem de sua doença.

Cada enfermidade, tristeza ou provação revela a voz de Deus falando conosco. Felizes são aqueles que compreendem que, neste mundo, nada acontece por acaso! Da mesma forma que a enfermidade, a cura também pode nos trazer lições valiosas. A saúde renovada deve nos motivar a retornar às atividades diárias com um ódio ainda maior ao pecado e uma vigilância mais cuidadosa. No entanto, a alegria pela recuperação pode nos levar a esquecer os compromissos que assumimos durante o tempo de enfermidade. Portanto, devemos sempre orar, vigiar e, sobretudo, deixar de pecar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Escola Bíblica (Quinta)

“Esperança e Perseverança: As Âncoras da Fé

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!