Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como é próprio a quem está no Senhor. Maridos, ame cada um a sua esposa e nunca a trate com aspereza.” (Colossenses 3:18-19 NVT)

Agora, Paulo passa a exortar os colossenses sobre como colocar a fé em prática no dia a dia da vida comum do lar. Em primeiro lugar, perceba a alusão de Paulo à característica do casamento monogâmico e heterossexual: “Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido e “Maridos, ame cada um a sua esposa.

Em segundo lugar, antes de refletirmos sobre os papéis bíblicos para a família, é importante ressaltar que homens e mulheres são iguais em humanidade, dignidade, valor e propósito, mas não são idênticos. Sendo assim, as diferenças devem trabalhar juntas para criar relacionamentos de unidade e complementaridade.

“Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como é próprio a quem está no Senhor.”

A submissão da esposa ao marido, frequentemente mal interpretada, não se trata de inferioridade ou anulação da mulher. Longe de sugerir silêncio ou passividade, a submissão diz respeito à ordem divina e à autoridade concedida ao homem no lar. Essa submissão, porém, não tem relação com valor ou capacidade individual, mas sim com o papel complementar que cada cônjuge assume no casamento.

Quando uma esposa se submete ao marido “como é próprio a quem está no Senhor”, ela demonstra maturidade espiritual e compromisso com os princípios divinos. Quando não se submete, ela falha como seguidora de Cristo! Além disso, a submissão não se baseia na perfeição do marido, mas sim na fé de que isto é próprio a quem serve ao Senhor.

“Assim como a igreja se sujeita a Cristo, também vocês, esposas, devem se sujeitar em tudo a seu marido.” (Efésios 5:24 NVT)

A submissão da esposa não se limita a casais cristãos. Mesmo que a esposa se converta após o casamento e o marido ainda não tenha sido regenerado, ela é chamada a manter sua submissão com amor e sabedoria, conforme a exortação do apóstolo Pedro:

“Da mesma forma, vocês, esposas, sujeitem-se à autoridade de seu marido. Assim, mesmo que ele se recuse a obedecer à palavra, será conquistado por sua conduta, sem palavra alguma, mas por observar seu modo de viver puro e reverente.” (1 Pedro 3:1-2 NVT)

Assim como a esposa é chamada a imitar a Igreja na submissão, o marido é chamado a imitar Cristo no amor.

“Maridos, ame cada um a sua esposa e nunca a trate com aspereza.”

Esse amor deve ser sacrificial e generoso, priorizando o bem-estar da esposa acima do próprio. Um amor que perdura nas dificuldades, doa sem esperar retribuição e reflete o amor incondicional de Jesus por sua Igreja:

“Maridos, ame cada um a sua esposa, como Cristo amou a igreja.” (Efésios 5:25 NVT)

O complemento “nunca a trate com aspereza” significa que o amor do marido deve se manifestar em ações, evitando qualquer tipo de tratamento áspero ou desrespeitoso para com a esposa. Sobre isso, o apóstolo Pedro adverte:

“Da mesma forma, vocês, maridos, honrem sua esposa. Sejam compreensivos no convívio com ela, pois, ainda que seja mais frágil que vocês, ela é igualmente participante da dádiva de nova vida concedida por Deus. Tratem-na de maneira correta, para que nada atrapalhe suas orações.” (1 Pedro 3:7 NVT)

Ou seja, quando um marido não obedece ao mandamento de amar a sua esposa, e ainda a trata com aspereza, ele também falha como seguidor de Cristo! Portanto, marido e esposa devem “permitir que a paz de Cristo governe seus corações, pois, como membros do mesmo corpo, são chamados para viver em paz” (Colossenses 3:15 NVT). Paz com Deus, e paz uns com os outros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.