“E agora, assim como aceitaram Cristo Jesus como Senhor, continuem a segui-Lo. Aprofundem nele suas raízes e sobre Ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão.” (Colossenses 2:6-7 NVT)
O apóstolo Paulo prossegue advertindo os colossenses sobre a necessidade de permanecerem em Cristo, pois se alegrava na firmeza da fé deles:
“Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos bem elaborados. Pois, embora eu esteja longe, meu coração está com vocês. E eu me alegro de que estejam vivendo como devem e de que sua fé em Cristo seja forte.”
(Colossenses 2:4-5 NVT)
Os falsos mestres em Colossos ofereciam um conhecimento superior, mas Paulo esclarece aos irmãos que o “segredo de Deus” (confira Colossenses 1:26-27) já lhes era plenamente acessível, sem a necessidade de filosofias enganosas. Assim, ao contrário dos gnósticos que restringiam o acesso ao conhecimento a um grupo seleto, Paulo proclama que todo cristão tem livre acesso aos tesouros da sabedoria e do conhecimento em Cristo. Por isso afirma:
“E agora, assim como aceitaram Cristo Jesus como Senhor, continuem a segui-Lo.”
Paulo exorta os colossenses a perseverarem na fé em Cristo, fundamentando sua vida nEele. Como?
“Aprofundem nele suas raízes e sobre Ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão.”
Tendo sido salvos vontade soberana de Deus, somos encorajados a cultivar uma vida em Cristo por meio de quatro ações: aprofundar, edificar, fortalecer e transbordar. Assim como os colossenses, precisamos estar enraizados em Cristo de forma tão profunda que nenhuma influência externa, por mais persuasiva que seja, possa nos enganar.
A gratidão será um sinal positivo dessa relação entre fé e conhecimento. Pois um conhecimento dissociado da fé, torna o ser humano orgulhoso e silencia a gratidão. Mas, quando o cristão genuíno reconhece que o conhecimento é uma dádiva de Deus, essa sabedoria é expressa claramente em ações de graças. Por esse motivo, Paulo deseja que os colossenses “transbordem de gratidão” à medida que aprofundem, edifiquem e fortaleçam sua fé na verdade que lhes foram ensinadas.
Sejamos gratos❣