“Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.” (Salmos 119:105 NVT)
Ao converterem a Cristo, os cristãos assumem o compromisso de pautar suas vidas pelos princípios do Reino. A fonte primária desses princípios é a Bíblia, a Palavra de Deus. Através dela, Deus se revela e também nos ensina.
Desde a criação, Deus se revelou ao homem. Inicialmente, Ele falou diretamente com Adão e Eva. Após a Queda, a comunicação se deu por meio de profetas, que registravam as mensagens reveladas por Deus. O ponto alto dessa revelação é Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos revelar Deus, a si mesmo e o caminho da salvação.
“Por muito tempo Deus falou várias vezes e de diversas maneiras a nossos antepassados por meio dos profetas. E agora, nestes últimos dias, Ele nos falou por meio do Filho, o qual Ele designou como herdeiro de todas as coisas e por meio de quem criou o universo.” (Hebreus 1:1-2 NVT)
A Bíblia, como revelação escrita da parte de Deus, oferece um padrão inflexível que define e governa todas as doutrinas e práticas da fé cristã. Seja na leitura das cartas de Paulo, das profecias de Daniel ou dos Salmos de Davi, encontramos a voz de Cristo nos guiando e iluminando nossas mentes através do Espírito Santo.
Afirmar “a Bíblia diz” é o mesmo que dizer “Deus diz”. Discordar da Bíblia significa discordar de Deus, e isso coloca em xeque nossa fé. Pois, quando discordamos de Paulo, ou de Mateus, ou de Isaías, discordarmos da Bíblia e, consequentemente, discordamos de Deus e não podemos ser considerados cristãos.
E, se não somos cristãos, a Bíblia não será clara para nós. Pois o incrédulo não pode entender a Escritura, pois “não aceita as verdades do Espírito de Deus. Elas lhe parecem loucura, e ele não consegue entendê-las, pois apenas quem é espiritual consegue avaliar corretamente o que diz o Espírito” (1 Coríntios 2:14 NVT).
Embora reconheçamos a existência de passagens complexas na Bíblia, como Pedro menciona em 2 Pedro 3:16 ao se referir às cartas de Paulo, todo cristão deve ter fé de que todas as doutrinas essenciais e os ensinamentos necessários para a salvação estão claramente expostos nas Escrituras. A Bíblia é, verdadeiramente, “lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho”. Ela ilumina nossa vida e nos guia com segurança em nossa peregrinação cristã. Pois…
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17 NVT)