Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“Foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez.” (Atos 11:26c NVT)

Depois de ser forçado a fugir mais uma vez de Jerusalém, Paulo desapareceu por alguns anos. Em Antioquia, a mensagem de Cristo alcançava os gentios, e a igreja em Jerusalém precisava decidir como acolher esses novos convertidos. Foi então que “Barnabé foi a Tarso procurar Saulo” (Atos 11:25 NVT). Ao encontrá-lo, retornaram juntos para Antioquia, onde permaneceram um ano ensinando muitas pessoas (confira Atos 11:26).

Até então, os convertidos a Cristo eram chamados de “discípulos”, “aprendizes” ou “estudantes”. Seus oponentes, com o intuito de discriminá-los, referiam-se a eles como “o Caminho” ou “seita dos nazarenos” (confira Atos 22:4; 24:5). No entanto, “foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez”.

Essa designação unificou aqueles que antes eram distinguidos como judeus e gentios sob um único nome: cristãos. A palavra “cristão” significa “pequenos Cristos”, pois eles não adotaram o nome pessoal do Mestre, Jesus, mas sim o seu título de ofício – Cristo, o Ungido – revelando a sua crença de que Jesus é o Cristo (confira João 20:31).

É comum as pessoas se definirem por aquilo que lhes é importante, motivos de orgulho, como nacionalidade, raça, formação, profissão, estado civil e assim por diante. Aqueles que vivenciaram experiências marcantes, inclusive traumáticas, também podem se deixar definir por elas. Mas isso é inaceitável para a fé cristã.

Numerosos problemas surgem quando as pessoas se definem por categorias humanas, permitindo que estas ditem sua visão de mundo e suas relações. Cristo deve ser tão central em nossa autodefinição que Ele supere e obscureça os demais fatores humanos. Se Cristo é Senhor em nossa mente, e se Ele é tudo em todos, como nossa relação com Ele pode ser definida por raça, profissão ou educação? Se alguém tivesse motivos para se orgulhar das coisas terrenas, este seria Paulo. Mas ele escreve em sua carta aos filipenses que considerava todas as suas credenciais humanas como lixo, para poder ganhar a Cristo (confira Filipenses 3:4-9).

Você é cristão? Então é necessário crer, pensar, falar e agir em todas as coisas de acordo com os princípios cristãos. Se você é um cristão, você é uma nova criatura; e como tal, a Bíblia ordena que você renove sua mente, reoriente seus pensamentos e entronize Cristo em sua vida como o ponto de referência pelo qual você se define e define tudo o mais.

Em nossos dias, qualquer um que diz acreditar em Deus e se considera membro de uma religião denominada “evangélica”, mesmo que não se comprometa com Cristo, não frequente a igreja regularmente e viva para si mesmo, se acha no direito de dizer que é cristão. No entanto, o nome “cristão” era e ainda deve ser um distintivo de honra para os seguidores de Jesus. Portanto…

“Se sofrermos por ser cristãos, não fiquemos envergonhados; louvemos a Deus por sermos chamados por esse nome!” (1 Pedro 4:16 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.