“Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria.” (Salmos 90:12 NVT)
Uma das preciosas lições que podemos extrair do versículo de hoje é a importância de buscar a orientação de Deus para administrarmos nosso tempo com a perspectiva da eternidade. Embora muitos recitem o Salmo 90:12 em seus aniversários, poucos compreendem a verdade essencial: simplesmente contar os dias não nos torna sábios A sabedoria não é algo inato nem adquirido automaticamente com o passar do tempo. É por isso que a oração de Moisés ressoa tão profundamente:
“Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria.”
Moisés, ao longo dos quarenta anos no deserto, testemunhou a morte de todos os que tinham vinte anos ou mais durante o êxodo (incluindo Arão e Miriã), exceto Josué e Calebe. Por causa da ira de Deus, eles foram consumidos:
“Agora, digam-lhes o seguinte: ‘Tão certo quanto eu vivo, declara o Senhor, farei com vocês exatamente aquilo que os ouvi dizerem. Todos vocês cairão mortos neste deserto! Uma vez que se queixaram contra mim, todos com mais de 20 anos que foram contados no censo morrerão’.”
(Números 14:28-29 NVT)
“Somos consumidos por tua ira, ficamos apavorados com tua fúria.”
(Salmos 90:7 NVT)
Cada morte os confrontava com suas iniquidades (confira Salmos 90:8) e, ao refletir sobre a transitoriedade da vida, o salmista nos encoraja a reconhecer nossa fragilidade e buscar a sabedoria. Sabedoria é mais do que conhecimento; é ver a vida do ponto de vista bíblico. Não é suficiente ter conhecimento; é essencial ter sabedoria. Assim, a sabedoria é “o discernimento prático” que começa com o temor do Senhor, levando-nos a uma vida correta (confira Salmos 111:10; Provérbios 1:7; 9:10).
No entanto, em meio à agitação diária, muitas vezes nos esquecemos de Deus e nos concentramos apenas em nós mesmos. Gastamos a maior parte de nosso tempo em trivialidades, agindo de forma imprudente e insensata. Nos esquecemos que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é o poder e sabedoria de Deus (confira 1 Coríntios 1:24); que o Evangelho é o poder de Deus (confira Romanos 1:16); e a Palavra de Deus é poderosa para nos edificar e nos dar uma herança junto com todos os que o Senhor separou para Si (confira Atos 20:32).
Portanto, somente por meio do temor ao Senhor e da busca constante por entender a Sua vontade através da santa Palavra, poderemos “viver com sabedoria” para glória de Deus!