“Portanto, sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios. Aproveitem ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus.” (Efésios 5:15-16 NVT)
O impacto do Evangelho na cidade gentia de Éfeso foi notável, indo além do aspecto espiritual, influenciando também sua cultura e economia. Muitos cidadãos de Éfeso renderam-se a Cristo, e a cidade foi profundamente “bombardeada” pelo Evangelho, ao ponto de “muitos dos que creram confessaram suas obras pecaminosas” voluntariamente (Atos 19:18 NVT).
E, “a mensagem a respeito do Senhor se espalhou amplamente e teve efeito poderoso.” (Atos 19:20 NVT)
Entretanto, em algum momento, o impacto inicial causado pelo Evangelho pareceu diminuir nos corações dos cristãos em Éfeso. Eles se tornaram apáticos em sua fé e a perspectiva da vida eterna em Cristo parecia ter perdido seu brilho.
Posteriormente, enquanto estava preso (confira Efésios 3:1; 6:20), Paulo escreveu aos efésios, e orava para que os olhos do entendimento deles fossem iluminados, encorajando-os a continuar crendo na “grandeza insuperável do poder de Deus”:
“Oro para que seu coração seja iluminado, a fim de que compreendam a esperança concedida àqueles que Ele chamou e a rica e gloriosa herança que Ele deu a seu povo santo. Também oro para que entendam a grandeza insuperável do poder de Deus para conosco, os que cremos. É o mesmo poder grandioso que ressuscitou Cristo dos mortos e o fez sentar-se no lugar de honra, à direita de Deus, nos domínios celestiais.”
(Efésios 1:18-20 NVT)
Paulo percebeu que eles precisavam ser reavivados pela esperança futura em Cristo, pois estavam vivendo apenas para o presente. Portanto, a proposta de Paulo aos irmãos efésios é mais do que simplesmente abandonar a ignorância, mas viver diligentemente de acordo com a sabedoria transformadora do Evangelho.
“Portanto, sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios. Aproveitem ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus.”
Você se identifica com esta realidade de esfriamento? Tem tido nostálgicas lembranças dos tempos iniciais da sua caminhada com Cristo? Está frequentando os cultos, mas percebe que sua devoção diminuiu, assim como a dos efésios? O que fazer diante dessa situação?
“Veja até onde você caiu! Arrependa-se e volte a praticar as obras que no início praticava.”
(Apocalipse 2:5 NVT)
Reflita sobre isto!