“Filipe correu até a carruagem e, ouvindo que o homem lia o profeta Isaías, perguntou-lhe: ‘O senhor compreende o que lê?’. O homem respondeu: ‘Como posso entender sem que alguém me explique?’. E convidou Filipe a subir na carruagem e sentar-se ao seu lado.” (Atos 8:30-31 NVT)
Após o episódio com Simão, o feiticeiro, e tendo anunciado a Palavra de Deus, os apóstolos Pedro e João pregaram em muitas aldeias samaritanas enquanto retornavam a Jerusalém. Filipe, entretanto, permaneceu focado na missão transcultural quando encontrou um alto oficial etíope, que estava lendo as Escrituras. Ele era um eunuco (não fisicamente, mas na função que desempenhava) responsável pelo tesouro da rainha Candace e estava voltando para casa após adorar em Jerusalém (confira Atos 8:26-27). Ele lia, em voz alta, o profeta Isaías:
“Era esta a passagem das Escrituras que ele estava lendo: ‘Ele foi levado como ovelha para o matadouro; como cordeiro mudo diante dos tosquiadores, não abriu a boca. Foi humilhado e a justiça lhe foi negada. Quem pode falar de seus descendentes? Pois sua vida foi tirada da terra’.”
(Atos 8:32-33 NVT; confira Isaías 53:7-8).
Filipe perguntou: “O senhor compreende o que lê?”. Esta pergunta não foi feita para humilhar ou envergonhar, mas com a intenção de ajudar o eunuco. Filipe sabia que é essencial compreender o que lemos e ouvimos das Escrituras. E, na caminhada cristã, é necessário estar disposto tanto a aprender, quanto a ensinar.
A pergunta do eunuco também é extremamente desafiadora: “Como posso entender sem que alguém me explique?”; pois é necessário ter um desejo intenso por aprender, e humildade para reconhecer que precisamos de orientação para entender corretamente as Escrituras. Assim, o eunuco “convidou Filipe a subir na carruagem e sentar-se ao seu lado”.
“O eunuco perguntou a Filipe: ‘Diga-me, o profeta estava falando de si mesmo ou de outro?’. Então Filipe, começando com essa mesma passagem das Escrituras, anunciou-lhe as boas-novas a respeito de Jesus.” (Atos 8:34-35 NVT)
Aqui, então, está o ponto alto do diálogo, quando Filipe parte da passagem que o eunuco lia e declara as boas novas de Jesus. Com certeza, seu primeiro passo foi mostrar que Jesus era aquele que cumpria a profecia. Não temos descrito aqui todo o conteúdo da mensagem de Filipe, mas ele pregou o suficiente para que o eunuco concluísse:
“Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” (confira Atos 8:37).
Portanto, fiquemos atentos, pois o Espírito Santo nos levará até aqueles que precisam ouvir as boas novas do Evangelho. Disponha-se!